sexta-feira, 30 de agosto de 2019

10 motivos pelos quais 10,000 A.C. é o filme mais historicamente correto da DÉCADA!



Atenção: Esse post não deve ser levado a sério




Quando uma empresa decide fazer um filme com elementos históricos,muitas vezes ela acaba implementando liberdades criativas nele para torná-lo mais comercial (e não há nada de errado nisso),desde que você não extrapole. 

Como nesse filme aqui que falarei! E que sem dúvidas é o filme historicamente mais correto da década: 10,000 A.C. (sim,aquele filme do Tigre Dentes de Sabre mais fiel de todos),e que foi dirigido pelo grande Rolan Emmerich,que te entregou Independence Day...e aquele Godzilla maravilindo de 98.

Então se você quer ser professor de história porque não (ou tirar aquela nota boa em um concurso do gênero ou só virar craque no assunto),confira assim 10 motivos pelos quais esse filme é o mais historicamente correto da década,isso vindo de quem você sabe que é confiável quando falamos desse assunto.

Bora lá:

1-A LANÇA

O filme é tão preciso que você já vê isso em dos pôsters: não vou comentar sobre essa caracterização do figura não,mas sim da lança.

Olhem essa lança:


Sim,essa lança de osso (que nem parece uma antena) e que é super fiel as lanças da época. Você não concorda?



2-"TCHAU SUJEIRA!"



Algumas pessoas quem sabe já chegaram a xingar um conhecido seu de "Homem da Caverna" porque ele é vagabundo e sujo ou algo assim. Pois bem: 10,000 A.C mostra que,na verdade,você está elogiando essa pessoa.

Isso porque o filme mostra que diferente do seu conhecido,os Homens das Cavernas  tinham uma dentição e um nível de higiene elevadíssimo. Cárie? Jamais. Rosto imundo? Coisa de primitivo. Cabelo com piolho? Nunca nem vi. Não: aqui temos rostos limpos,cabelos bem cuidados e sedosos & vestimentas que nem parecem que são apenas couro que devia cheirar mal.


Respeite seus ancestrais rapaz,assim como Roland Emmerich fez ao representa-los na telinha (e no roteiro),afinal ele foi o roteirista desse mega sucesso que tem uma ótima nota no Site dos Tomatinhos.

3-FALANDO EM TOMATES: COMIDA!


Se estamos diante de um filme tão historicamente correto,é claro que Emmerich iria mostrar ao menos um pouco dos hábitos alimentares da tribo dos Naku (tribo essa do qual o protagonista D’Leh faz parte). Dessa forma,em uma cena,vemos alguns Naku dando a ele pra comer pimenta (pimentinha!) e sementes de milho,que eles acharam mesmo vivendo aonde vivem.

"Como assim Riptor?"

Bom,isso porque os Naku vivem nos Montes Urais (o equivalente hoje ao Cazaquistão e a Rússia)...sendo que pimenta e milho são originários das Ámericas.

Isso é um erro? Claro que não (com certeza nosso amado diretor só colocou isso para ilustrar ao espectador leigo qual seria o equivalente de hoje das comidas da época),então com certeza aquilo não é pimenta e nem milho. Se brincar podem até ser,mas de um tipo extinto que veio das Américas.

Como eles vieram até lá se for o caso? Não sei,talvez as sementes foram levadas pelo vento..

4-ISSO É UMA ESP..QUER DIZER LANÇA?

E mais uma vez,vamos olhar pra fidelidade desse projeto já no pôster: novamente nosso grande protagonista (qual o nome dele mesmo?) se vê diante de um Tigroso dos Sabres. Mas dessa vez,ele tem uma lança especial.

Uma lança (que parece uma espada) de aço! Isso sem falar de outros objetos cortantes que só iriam brotar no resto do mundo atrasado há 3.500 a.C,logo ali na esquina (pra você ver como os Homens das Caverna dai eram foda ehh),já não bastava terem uma rede tão organizada a nível social,ou essa utilização tão funcional de metais que só veio a acontecer uns cinco milénios depois.

5-VILÕES TECNOLÓGICOS

Bom,Moças das Cavernas aqui sabem se vestir bem mesmo depois de serem aprisionadas pelos marvados que as prendem com...algemas de ferro?

Sim,algemas de ferro. E aonde eles já foram também tem barcos (navegação se deu por volta de 3500 a.C? Mentira!) fora montaria em cavalos,os quais não foram domesticados até aproximadamente 3500 a.C (isso claro se você não for daquela região),então faz sentido.

Apesar que eles não são de..esquece...

6-DINOSSAUROS EM PELE DE CORDEIRO (OU MAMUTE NO CASO)

Se estamos falando de um filme de Macho das Cavernas,é claro que tem de ter Mamute. Mas não basta ter CGI baum não,precisa mostrar fidelidade em todos os tópicos.


E eles fazem isso de forma gigantesca 

Sério,olha isso: quantos metros um mamute tem? 3 a 4 metros,segundo historiadores que espalham Fake News? Não! Eles tinham...sei lá,uns 10 metros (segundo o filme)?

Mas enfim,é claro que você vai confiar no que o filme diz né? Afinal até parece que os mamutes iriam sofrer com esse tamanho todo (isso sem falar que em seguida),nosso grande diretor nos mostra uma caçada de mamutes:

Usando redes! (2:00)



Usar lanças é para primitivos americanos! Aqui se usa rede pra derrubar mamutão gigante! Isso faz sentido? Deveria fazer pro seu pseudo professor de História.

7-POMBOS DO TERROR

As aves carnívoras da família Phorusrhacidae (também conhecidas como "Aves do Terror"),e que brotam aqui no filme...porque elas são legais? Porque elas só existiram na América do Sul? E haviam sido extintas 1,8 milhões de anos antes dos eventos do filme?

Respostas:

1- Sim e Não

2-Faz diferença? Esse quem sabe (quem sabe) seja o único erro do filme.

& 3-Essas pragas podem muito bem ser que nem pombo: você pode até matar,mas sempre sobra alguma.

8-TIGRE (LITERALMENTE) DOS SABRES DE DENTE

Ok,ok,acho que podemos admitir um "pequeno" erro nesse filme: esse Tigre dos Sabres está meio grandinho (e bombado) demais. Pô Roland,foi errar logo nisso!

Mas de resto,que Smilodon fiel eh! Até porque todo mundo sabe (e o nome popular comprova) que eles são antepassados dos tigres né? Porque se não fosse,Roland não seria idiota de fazer algo fake expositivo assim...


Né?

9-O FAMOSO "VIRA À ESQUINA"


Um dos "erros" que fizeram muito crítico na época do filme ficar puto foram as tais "imprecisões geográficas",já que tudo no filme (leia isso como regiões),jamais seriam tão perto uma das outras.

Será que esses caras já testaram na pele pra ver se é tão longe assim? Duvido.

Hora,vai me dizer que é impossível que um povo de origem oriental morasse tão perto de outro com aspecto caucasiano (e olhos azuis)? E que logo em seguida um deles montasse um exército de africanos,para depois encontrar egípcios?! Isso sem falar em um raio geográfico tão curto,mas que tem local montanhoso e gelado,uma floresta tropical e um deserto?

Hora,é só guardar um tempo na agenda que dá pra dar a volta no mundo horas. Qualquer coisa,pergunta pra alguém no meio da trajetória em qual esquina tem de virar pra chegar mais rápido!

& 10- OS "AJUDANTES" DOS EGÍPCIOS!

Pra terminar (e pra te convencer de vez que 10.000 A.C. é muito historicamente correto),vamos falar de um "fan-service histórico",que com certeza fez muito historiador e professor de história ter um ataque quando viu: em um ponto da trama,D'Leh e seus aliados vão ao Egito resgatar seu povo,os quais foram tomados como escravos para a construção de uma Pirâmide e da Esfinge (até porque todo mundo sabe que as pirâmides foram feitas há 10.000 a.C.).

Mas aí que tá: você acha mermo que o pessoal lá só usava mão de obra humana?!

Mas claro que não! Eles usavam:

Uma imagem vale mais que 10.000 palavras não?


E assim termino essa lista com provas que "no" podem ser questionadas,onde espero ter conseguido ser um professor de história melhor do que aquele que vocês tiveram.

Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário