terça-feira, 15 de outubro de 2019

Dolittle quer se vender como um filme da Disney?

*Este texto foi baseado em um do Screen Rant

Recentemente (como eu mesmo já postei) saiu o primeiro trailer do novo e promissor filme do Dr. Dolittle (dessa vez com o Robert Downey Jr. no papel),e que claramente tenta se aproximar mais da abordagem do material fonte do que os filmes protagonizados pelo Eddy Murphy.

Mas,em alguns locais,algumas pessoas repararam que o longa aparentemente está claramente estruturado para ser ainda "parecido com um filme da Disney",apesar de ser na verdade um projeto da Universal. Mas,será mesmo?

Bom,quem sabe isso tenha seu fundamento
Como se sabe,Dolittle representa um passo importante na carreira de Downey,já que será o primeiro grande projeto dele desde que ele se despediu do Homem de Ferro após 11 anos. E em contraste ao cenário contemporâneo dos filmes de Murphy do final dos anos 90 e início dos anos 2000 (não é uma crítica ok? Os filmes são bons no que pretendem ser),este Dolittle se aproxima bem mais dos livros de Hugh Lofting e do filme de 1967 estrelado por Rex Harrison,ao se manter em um cenário da era vitoriana.

E com um orçamento de 175 milhões,o longa é de fato um empreendimento grande (especialmente para um lançamento de janeiro),já que sua estréia no cinema foi adiada algumas vezes,sem falar nas refilmagens que ele passou. Com um investimento tão grande em cima da mesa,é compreensível que a Universal queira dar o melhor de si no marketing. No entanto,um dos métodos aparentes deles para fazer isso com o primeiro trailer é curioso,pois o mesmo claramente pretende fazer com que os espectadores gerais (leia como massa) associem este filme à Disney (já acostumada a fazer filmes assim),e não à Universal.
Perceba que,primeiramente,aquele logotipo tradicional da Universal não aparece na abertura do trailer,e sim apenas no final (e de forma meio tímida). É algo meio estranho se você pensar que este será umas das principais apostas do estúdio em 2020,ao lado de filmes como O Homem Invisível ou Velozes & Furiosos 9. Mas fora isso,o próprio design do trailer também é marcadamente semelhante ao que é normalmente encontrado hoje nos materiais de marketing da Disney.
O trailer em si apresenta Dolittle como algo que seria mais facilmente esperado nas temporadas de verão ou de férias do que no mês tradicionalmente calmo de janeiro,embora isso possa ser amplamente atribuído ao lançamento originalmente planejado do filme. E dado o fato de que Downey Jr. está intimamente associado à marca Disney agora - ele até foi coroado como "uma lenda da Disney" na última D23- é compreensível que um estúdio concorrente queira se aproveitar dessa fama.

Com isso em mente,outras indicações do marketing remodelado com a Disney em mente podem ser vistas com o trailer referenciando o envolvimento do produtor Joe Roth no projeto,com o mesmo sendo posicionado como sendo "do produtor de Alice no País das Maravilhas e Malévola",ambos lançamentos da Disney. Além disso,o trailer traz outras semelhanças com o marketing tradicional da Disney,principalmente na edição e na lista decididamente "no estilo Disney" do elenco do filme ao final.
E por mais que a presença forte de animais falantes seja algo esperado desse filme,a cena no início (com aquela arara voando sobre uma planície perto de um rio) não te lembra nada?  Sabe,nada? Tipo,uma certa cena de alguém nascendo em uma savana?

Bom,de qualquer forma,por mais que esteja definido para retornar a outro de seus papéis icônicos com Sherlock Holmes 3,Dolittle parece ser um dos projetos do qual Robert quer investir para que sua carreira mostre diferentes direções,para que assim ele tente se desvincular (nem que seja um pouco) do seu maior papel. E à medida que a estréia do filme se aproxima,claro que mais materiais de marketing certamente serão lançados,dando ao público um vislumbre do que o filme reserva.

No entanto,com seu trailer oficial,o marketing do filme parece claramente interessado que os espectadores vinculem mentalmente o filme à Disney,e consequentemente,queiram dar a ele um apoio parecido.
E parece que pode dar certo.

Por: Riptor

Nenhum comentário:

Postar um comentário