segunda-feira, 21 de outubro de 2019

Watchmen | Abertura da série foi inspirada em evento real




Muito elogiada por crítica e público, Watchmen chegou a HBO com uma cena de abertura impactante, que adapta um dos capítulos mais trágicos da história dos EUA. Para quem não sabe, o ataque em Tulsa realmente aconteceu.

Conhecido como Rebelião Racial de Tulsa, isso se tratou de um um conflito racial de grande escala ocorrido entre 31 de maio e 1 de junho de 1921, onde brancos atacaram a comunidade negra de Tulsa, em Oklahoma. O principal alvo foi o distrito de Greenwood, também conhecido como “The Negro Wall Street”, a mais rica comunidade negra dos país naquele momento, que foi completamente destruída.

Foram 16 horas de conflito, onde mais de 800 pessoas foram internadas em hospitais locais com ferimentos, e mais de 6.000 moradores de Greenwood foram presos e detidos em três instalações locais. Cerca de 10.000 negros ficaram desabrigados, e 35 quadras compostas de 1.256 residências foram destruídas pelo fogo. A contagem oficial de vítimas pelo Departamento de Estatísticas Vitais de Oklahoma foi de 39, mas outras estimativas apontam para quase 300 vítimas.

O mais impressionante é que tais eventos foram omitidos da história local e estadual, praticamente não sendo mencionados nos livros, salas de aula ou mesmo em local privado. Negros e brancos chegaram a idade adulta sem saber do ocorrido na cidade.

Até que em 1996, a Assembleia Legislativa norte-americana encomendou um relatório, concluído em 2001, para estabelecer um recorte histórico do ocorrido, aprovando inclusive ações compensatórias, tais como bolsas de estudo para descendentes de sobreviventes, incentivos para o desenvolvimento econômico de Greenwood, e um parque memorial terminado em 2010 para as vítimas.

Por: Riptor

Fonte: O Vício

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...