sábado, 16 de novembro de 2019

Disney+ promete consertar deslize feito em Simpsons



Após pedidos do público, a Disney+ prometeu oferecer a exibição das primeiras 19 temporadas d’Os Simpsons em seu formato de exibição original (4:3). Desde sua estreia até a 19ª temporada,o desenho era produzido na proporção de tela 4:3 (aka fullscreen),e a partir da 20ª temporada, ele começou a ser produzido em aspect ratio 16:9, o famoso formato widescreen popularizado pelos televisores de tela plana desde meados da década passada.

Quando exibido numa tela wide, os episódios das 19 primeiras temporadas ganhavam duas barras pretas laterais, mantendo a proporção original de exibição. A questão é: há quem ache que boa parte da tela está sendo desperdiçada com tais barras pretas laterais. Então,para (tentar) agradar a tal público,a FOX fez uma espécie de “remasterização à la Globo”,e vem fornecendo tais episódios clássicos com a dupla zoom + crop.

O que isso significa? Basicamente é esticar a imagem até ela preencher todo o frame,e depois retirar partes dos cantos superior e inferior do frame. O resultado é um filtro forte e claro,onde a dita “remasterização” foi feita de forma automática, sem intervenção humana.

E o povo lá fora não ficou muito satisfeito com isso,ainda mais visto que os extintos aplicativos FX e Simpsons World tinham a opção de assistir aos episódios clássicos no formato de exibição original. A Disney disse então que consertará tal detalhe no início de 2020, ao oferecer no Disney+ a versão original dos episódios clássicos produzidos em 4:3.

Fontes: Meio Bit

Nenhum comentário:

Postar um comentário