Ainda que nosso folclore seja vasto,muito do brasileiro não dispersa isso. Em um texto feito no site Brasil Escola, Letícia de Castro (por exemplo) dizia o seguinte:
“Nosso folclore está morrendo. E com ele, fábulas e contos que nos levavam para o mundo imaginário através da literatura ou de estórias contadas no intuito de um universo de aprendizado interior. A magia dos contos foi se consumindo ao longo dos tempos e em casa os pais já não contam lendas como, por exemplo, a do Saci Pererê, Iara, Corpo-seco, Boitatá,entre outras inúmeras lendas folclóricas. Em muitas cidades ainda persistem tais contos como um fator cultural e importantíssimo na riqueza de nosso país. Mas parecem vestígios raros”
E a verdade é que boa parte dessa cultura realmente parece se refugiar (e ainda viver) em poucos pensamentos, poucas mentes. Alguns elementos, personagens, ainda persistem felizmente, mas nem todos os seus companheiros tem tanta sorte. Então...
Porque não relembrar um dos casos mais recentes onde alguém valorizou isso?
Eu me recordo de ter visto todos eles (infelizmente são só 5) na TV Brasil,se não engano. Ou foi na TV Escola? Sei que ainda passou na Cultura,mas eu nunca cheguei a ver por lá. Mas,felizmente,você acha eles facilmente no YouTube.
Enfim,recomendo. Pessoalmente,o meu preferido é justamente o primeiro (feito em 2003) e que é focado no Curupira. Vou até deixar o dele aqui (e se você gostar),pode ir atrás dos outros,que são focados respectivamente no Boto (feito em 2004),Iara (também de 2004),Matinta Perera (de 2006) e Saci,feito em 2009.
Nenhum comentário:
Postar um comentário