O Mandaloriano estreou entre elogios de toda fandom de Star Wars. Mas,o que deixou uma enorme surpresa em todos igualmente foi a revelação de um 'bebê Yoda' no final do primeiro episódio (e claro que muitos já começaram a criar todo tipo de teorias sobre suas origens). Uma delas, no entanto, é de se destacar:
Ela diz que esse novo pequeno personagem (que caiu logo nas graças do povo) é na realidade um clone. Mas,vamos detalhar melhor isso.
The Mandalorian acontece 5 anos depois de O Retorno dos Jedi,e nos dá uma primeira olhada nas consequências da queda do Império após a Batalha de Endor. O primeiro episódio da série (como qualquer piloto) se focou em estabelecer o protagonista da história (o Mandaloriano) e principalmente,a sua nova missão. Mas no final do mesmo, no entanto, Mando acaba descobrindo que o tal bebê da mesma espécie que Yoda é que era o seu alvo de missão.
Não se sabe muito sobre a espécie de Yoda - uma decisão criativa deliberada que veio de George Lucas. Assim, com a chegada de um terceiro membro (juntamente claro de Yoda e de Yaddle) o mistério envolta das origens desse bebê ficam maiores do que já poderiam ser. Mas como foi dito de início,uma teoria diz que ele seria um clone - uma afirmação dessas que não é apoiada apenas no achismo,mas sim por alguns detalhes revelados na própria série.
A missão em andamento de Mando veio de um personagem misterioso conhecido apenas como "O Cliente" (Werner Herzog),e embora o seriado não tenha dado detalhes significativos, fica claro que ele é (no mínimo) alguém que defende o pensamento do caído Império,que ainda está tentando lidar com quem sobrou dele,como evidenciado pelos sujos Stormtroopers presentes durante a reunião que ele tem com Mando. Ele também parece estar trabalhando com um Kaminoan - o tal Dr. Pershing (Omid Abtahi), que estava visivelmente vestindo um adesivo Kamino descoberto por um fã.
Para quem não conhece ou lembra,os Kaminoanos são seres do planeta aquático Kamino, e seus cientistas são conhecidos por sua tecnologia de clonagem. Foram eles quem criaram os soldados clones do Grande Exército da República, bem como o bio-chip que habilitou a Ordem 66, o que dá crédito a essa teoria - assumindo que Pershing esteja realmente associado a eles.
E embora The Mandalorian tenha mantido as intenções desses 2 em relação ao Baby Yoda em segredo até agora,o que fica claro é que eles tem pensamentos bem diferentes em relação a como Mando pode trazê-lo pra eles: o primeiro não se importa se ele será entregue vivo ou morto (desde que ele possa por as mãos nele),enquanto o outro é insistente na ideia de que ele deve ser entregue a eles sem ferimentos. Isso apoia ainda mais a teoria de que o bebê não é descartável, potencialmente porque é um clone de ninguém menos que do próprio Yoda.
E além do envolvimento do Dr. Pershing, a linha do tempo de SW também parece se alinhar com a teoria de que o Baby Yoda é realmente um clone. Embora não tenhamos aprendido sobre clonagem na série até O Ataque dos Clones (em 22 BBY),o processo de aperfeiçoamento do processo já estava em andamento nos bastidores. No cânone,o Mestre Jedi Sifo-Dyas ordenou inicialmente a criação do Exército Clone em 32 ABY, com o projeto eventualmente sendo assumido pelo Conde Dookan, que lhes forneceu o modelo genético. No entanto, é possível que a clonagem remonte a bem antes disso.
De acordo com The Mandalorian, o Baby Yoda tem 50 anos. Embora a Lucasfilm tenha dado informações limitadas sobre a espécie dele, sabemos que ela envelhece lentamente em comparação com outras raças (é só ver o caso de Yoda),que morreu quando tinha 900 anos. Isso explica por que o bebê se parece com ele, apesar da idade biológica. Com isso em mente,isso significa que o Baby Yoda deve ter ganhado vida em 41 ABY - 10 anos antes dos eventos de A Ameaça Fantasma e, curiosamente, no mesmo ano em que Anakin Skywalker foi supostamente concebido pela própria Força.
Isso pode significar algo para o Futuro?
Embora ainda não saibamos até onde deve ir o escopo da linha do tempo que a história geral de The Mandalorian cobrirá, a sinopse oficial do programa já deixa claro que ela se passa entre as consequências da queda do Império e antes do surgimento da Primeira Ordem. A fotografia principal da segunda temporada já está a todo vapor (e há até questionamentos sobre um filme em potencial). Dependendo de como as coisas se desenrolarem no resto da temporada, a introdução desse bebê Yoda - que também é sensível à Força, como confirmado no segundo episódio intitulado de "A Criança" - isso pode significar grandes coisas para o futuro da franquia. Tanto,que pode até ter um impacto na atual trilogia em andamento, particularmente no que diz respeito à narrativa misteriosa de Ascensão Skywalker.
Veja bem: supondo que o bebê Yoda sobreviva aos eventos de The Mandalorian (e levando em conta que ele pode viver o equivalente a Yoda), quais são as chances de uma versão adulta do personagem aparecer no Episódio IX? O conceito parece legal, considerando o tema do filme de se unir para combater o lado sombrio de uma vez por todas,e dando sentido a seu ressurgimento depois de anos sem se envolver com tantos problemas que ocorreram na Galáxia desde então. No entanto, com tantas coisas restantes para este Episódio resolver,a introdução desse novo personagem pode incitar uma confusão que pode ser demais para o filme.
Dito isto, isso não significa que sua existência não será um fator na história de Rise of Skywalker, principalmente se ele estiver realmente vinculado as práticas de clonagem na franquia. Se o Dr. Pershing realmente colocou as mãos nele (e as teorias sobre ele ser um Kaminoano serem verdadeiras),as chances dele tentar criar outro bebê clone e explorar suas habilidades da Força na esperança de transferi-lo para alguém,aumentam. As origens de Rey continuam a ser um mistério central na trilogia atual,ainda que Os Últimos Jedi subestime sua linhagem (ainda que haja agora teorias sobre ela ser na verdade um clone em conjunto com a revelação de uma Dark Rey).
Enquanto isso, outra teoria em conjunto com isso gira em torno de Palpatine, que de alguma forma coloca as mãos nesse ser aqui e usa seu corpo físico como hospedeiro de sua consciência. Isso faz sentido, considerando a capacidade da espécie de envelhecer mais lentamente. Também vale a pena notar que os trailers do EP IX ainda não mostraram o estado físico de Palpatine, apesar da confirmação de que ele é parte integrante da história.
No fim,ainda não se sabe claro se o Baby Yoda é um clone ou não. No entanto, com as práticas de clonagem em Star Wars mais uma vez se tornando um tópico de discussão importante, é difícil não supor que, de alguma forma, ele desempenhará algum papel nas atuais (e futuras) histórias da franquia.
Por: Riptor
*Esse texto foi feito com base em um do Screen Rant
Nenhum comentário:
Postar um comentário