segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

O MonsterVerse Não Falhou (Ainda)

Esse texto foi feito com base em um do Screen Rant


O MonsterVerse recentemente trouxe alguns números decepcionantes para a Warner Bros., mas isso não significa um fracasso para a franquia- pelo menos ainda não.

Embora o MonsterVerse certamente não seja um novo MCU, ele também não seguiu o caminho do Dark Universe da Universal. Como um universo cinematográfico compartilhado povoado por monstros adorados, a série tem o potencial de ser uma marca cada vez mais forte...mas simplesmente ainda não chegou nesse ponto.
Como se sabe,tudo começou em 2014 com o lançamento do Godzilla de Gareth Edwards, que foi a segunda tentativa de Hollywood de trazer o ícone da cultura pop japonesa para a tela grande,e a primeira a ser bem recebida. E após o lançamento do primeiro filme, foi anunciado que a Legendary havia adquirido da Toho os direitos de usar mais três de suas propriedades: Rodan, Mothra e King Ghidorah (todos estes que foram inseridos na história na sequência),Godzilla: King of the Monsters.

Mas o MonsterVerse é mais do que apenas a visão de Hollywood sobre o universo de monstros gigantes de Toho. A outra figura central dele claro é o King Kong, que originalmente pertencia à RKO. Inicialmente, a Legendary estava desenvolvendo um novo filme do primata gigante com a Universal, mas o transferiu para a Warner para que o personagem existisse no mesmo universo de Godzilla,o que resultou em Ilha da Caveira. E em 2015, Godzilla vs. Kong foi anunciado, como "apenas" o segundo filme da história em que os dois monstros aparecem juntos. Dois anos depois, o MonsterVerse recebeu seu nome oficial...mas agora, quase um ano antes do lançamento de seu último filme confirmado, o futuro da franquia está em questão.

Efeito Godzilla II
A terceira aposta do MonsterVerse (o já citado Godzilla: Rei dos Monstros) era considerado um sucesso de bilheteria certo para a Warner,e todo mundo acreditava nisso. Mas infelizmente,o filme não atendeu às expectativas financeiras: embora a reação dos fãs tenha sido positiva, King of the Monsters foi um divisor de águas com os críticos, e isso se refletiu no desempenho de bilheteria: Rei dos Monstros arrecadou apenas US $ 108,3 milhões no mercado interno,e US $ 385,9 milhões no mundo todo. Com um orçamento estimado de US$ 175 milhões, a Warner não ficou no prejuízo,mas sem dúvidas ficou com um gosto amargo com estes números não muito encorajadores.

E isso, compreensivelmente, levou a muitas  preocupações de muitos de como isso afetaria o status de Godzilla vs. Kong. Recentemente, foi relatado que o filme foi adiado,com a Warner movendo o filme em oito meses, de 13 de março de 2020 para 20 de novembro de 2020. Acredita-se que o atraso ocorreu como resultado do compromisso da Warner e da Legendary de garantir que o filme seja um sucesso. Além disso, há o fato preocupante de que Godzilla vs. Kong é o último filme confirmado para o MonsterVerse, o que significa que nenhum outro filme foi anunciado desde 2015.

Mas apesar de tudo, há boas razões para se acreditar que este não é o fim da série.

Por Que ela NÃO falhou (Ainda)
Apesar da bilheteria decepcionante de King of the Monsters, a Warner já expressou uma confiança inabalável na franquia, que pode ser creditada aos seus sucessos anteriores. O Godzilla de 2014 conseguiu arrecadar US $ 524,9 milhões - um número impressionante para um primeiro filme de franquia. Já o segundo filme, Kong: Skull Island, arrecadou US $ 566,6 milhões, então é justo dizer que o MonsterVerse teve um bom começo.

Mas então ele tropeçou com Rei dos Monstros, embora não tenha caído de fato. Embora seja verdade que o filme não foi muito bem, ele também não foi nenhuma bomba nas bilheterias,e nem deu prejuízo a seus estúdios. Vale ainda destacar que outra graça salvadora do MonsterVerse é a sua venda de home-video: os filmes da franquia geralmente apresentam um bom desempenho nas vendas de DVD e Blu-ray. É  só ver o caso do próprio King of the Monsters, que apesar de ser o filme de menor sucesso da série,liderou facilmente as paradas de vendas de vídeos caseiros após seu lançamento. Além disso, o Godzilla de 2014 ainda foi classificado entre as 20 melhores vendas de home-video nas semanas que antecederam o lançamento em Blu-ray e DVD de King of the Monsters. Ou seja, embora as coisas possam não parecer boas para o MonsterVerse agora, nem tudo é ruim, e mostra que a franquia ainda está andando com as próprias pernas.

O Futuro pode ser Glorioso
Toda grande franquia passa por altos e baixos,e até mesmo o MCU passou por isso em seu início (alguém lembra da bilheteria de Incrível Hulk? Do primeiro Capitão América? Thor?). E vendo todo o cenário em volta,realmente pode se dizer que os números de bilheteria de Rei dos Monstros machucou o MonsterVerse, mas não o condenou de forma alguma. Ainda há muito espaço para o sucesso, mas o futuro do MonsterVerse pode depender mesmo de Godzilla vs. Kong. O próximo filme é o maior de toda franquia em questão de importância, e é algo que a Legendary vem construindo já faz um tempo. As expectativas são altas, e por ser um filme que apresenta os dois monstros mais emblemáticos do cinema se socando, ele deve ser capaz de atender as grandes expectativas de bilheteria que estão impostas nele. Caso contrário, é difícil imaginar a Warner tendo algum grau de confiança em investir em projetos como um Godzilla 3, Kong 2 ou mesmo um spinoff sobre um Titan diferente.
O MonsterVerse sobreviveu a Godzilla 2,mas não poderá sobreviver se Godzilla vs. Kong for outro Liga da Justiça (um filme crossover altamente esperado), que se transformou em um desastre de bilheteria. É verdade que o DCU ainda foi capaz de se recuperar ramificando-se em direções diferentes,mas a Warner não terá esse mesmo luxo com o MonsterVerse. A DC tem acesso a muitos personagens de grande nome que podem lucrar nas bilheterias, enquanto que o MonsterVerse ainda é dependente de Godzilla e Kong,até conseguir se estabelecer como uma franquia confiável,e que não depende apenas de 2 nomes.
E será somente com o sucesso de Godzilla vs. Kong,que o MonsterVerse poderá fazer isso,e começar a expandir seu mundo com Titãs diferentes (sejam outros da Toho ou mesmo os criados pela própria Legendary) para liderarem seus filmes. Se Godzilla vs. Kong realmente conseguir alçar o MonsterVerse, existem várias direções diferentes que ele poderá seguir. 
E com isso,mas do que confiante para fazer uma sequência de Rei dos Monstros e de Ilha da Caveira, a Warner terá confiança de apostar no que podem ser os "Guardiões da Galáxia" (ou mesmo os "Homem-Formiga") desse universo,como Methuselah ou mesmo o brazuca Behemoth.
Por: Riptor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...