Um grupo de cientistas publicou recentemente uma nova pesquisa que possibilitou a recriação do som da voz de uma múmia egípcia de mais de três mil anos, de acordo com a BBC. Para isso, eles usaram uma impressora 3D para reconstituir o trato vocal do cadáver embalsamado, que se trata da cavidade em que o som é originado e produzido.
O órgão artificial, então, foi conectado em um alto-falante,onde reproduziu com sucesso uma vogal na voz da múmia. Ela em questão se chamava Nesyamun e, de acordo com as inscritas em seu túmulo, ele era um escriba e sacerdote egípcio de 1.100 A.C., que cantava durante as liturgias do templo de Karnak, em Tebas:
Ainda segundo os relatos, Nesyamun sofria de uma infecção nas gengivas que destruiu gradualmente seu osso maxilar,com ele morrendo de uma reação alérgica por volta dos 50 anos. Por fim,um detalhe legal sobre o mesmo é que, nas inscritas, foi dito que Nesyamun tinha o desejo de poder cantar na vida pós-morte, pois ele adorava fazer isso. Por isso, os cientistas o escolheram para o projeto.
Por: Riptor
Fonte: JovemNerd
Nenhum comentário:
Postar um comentário