quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

Eu Falei que Esse Dicionário Tava Rendendo

 * O post está REPLETO de spoilers. Esteja avisado disso



Star Wars: A Ascensão Skywalker está nos cinemas há algumas semanas (mas muitas respostas não foram datas pelo filme). Mas como já relatado tanto aqui,o tal Dicionário Visual do filme já está à venda nos EUA, e já revelou muita coisa.

Confira então mais algumas delas:

1- Os SithTroopers são filhos de adoradores do Imperador
Durante a batalha entre Rey e o Palpatine, vemos que eles estão em uma espécie de coliseu cheio de pessoas encapuzadas, das quais não temos a chance de saber quem são no filme. Mas basicamente, eles são cultistas/adoradores dos Sith, que vivem em Exegol e cumprem as ordens do Imperador (muitos especularam que eles poderiam ser clones), mas não é esse o caso.

Ah, e se você está se perguntando por que a Frota da Ordem Final parece ser composta por pessoas relativamente jovens, é porque os SithTroopers são realmente filhos desses adorares dos Sith, que foram criados desde o nascimento para “reverenciar o poder do Lado Sombrio”. Como resultado, eles são fanáticos, assim como seus pais.

2- Vários Sith foram trazidos de volta ao Cânone
Essa eu já reportei em parte: os Sith Troopers acabam não sendo tão diferentes dos Stormtroopers comuns. Mas curiosamente,  Palpatine nomeou cada uma das legiões da Ordem Final em homenagem à Sith antigos, muitos dos quais eram personagens do Universo Expandido/ Legends, e que com isso, foram trazidos de volta ao cânone oficial.

São eles o já reportado Revan, Andeddu, Tanis, Tenebrous, Desolous e Phobos (e é justo dizer que a maioria ficará empolgada com o retorno de Darth Revan), o grande destaque de Knights of the Old Republic. Andeddu é da revista Tales of the Jedi (Tenebrous era o mestre de Darth Plagueis) e Desolous e Phobos foram introduzidos em The Force Unleashed. Quanto a Tanis, ele é um antigo Sith que construiu uma arma com Cristais Kyber no planeta Malachor.

3- O planeta no começo do filme é Mustafar
Os primeiros minutos de Ascensão Skywalker mostraram Kylo Ren recuperando o Wayfinder e rastreando Palpatine. No entanto, o que o filme não revela é que o planeta em que Kylo encontra esse dispositivo é na verdade Mustafar (onde Anakin foi derrotado por Obi-Wan).

Mas porque o planeta parece diferente? Bom, porque ele tem sido “curado” nos últimos anos (e as criaturas blindadas que Ren derruba com seu sabre de luz são na verdade cultistas chamados Alazmec), que colonizaram Mustafar e têm protegido os terrenos do castelo de Darth Vader. É justamente ali que o Wayfinder tava.

4- Jannah é filha de Lando
O papel de Lando em Ascensão Skywalker se mostrou legal, ainda que relativamente pequeno (e uma subtrama sobre sua filha ter sido roubada dele pela Primeira Ordem quando era criança não é vista em nenhum lugar),sendo apenas referenciada ao final do filme. Porém, o Dicionário Visual confirma que Lando se estabeleceu em Pasaana há muito tempo, casou e teve uma filha, que foi roubada pela Primeira Ordem em vingança por seu papel nas velhas guerras.

O livro não confirma de imediato que Jannah é filha de Lando, mas a linha do tempo funciona e o senso comum diz que eles estão relacionados. Por que isso nunca entrou no filme? Boa pergunta.

5- O planeta da Base Starkiller é..
Caso você tenha se perguntado aonde diabos tava aquela Base Starkiller, ela estava na verdade hospedada em um planeta chamado Ilum, que você provavelmente conhece se assistiu  The Clone Wars. O núcleo do planeta era composto de Cristais Kyber, o que explica como a Primeira Ordem foi capaz de conseguir tamanho poder de fogo usando um planeta inteiro como arma.

6- Os Textos Jedi mencionam “O Mundo Entre os Mundos”
Rey usou os antigos Textos Jedi que pegou de Luke para aprender mais sobre Exegol, mas o Dicionário Visual confirma que há muito mais coisas que ela pode ter aprendido. Aparentemente, esses textos fazem referência ao “Mundo Entre os Mundos”, que apareceu em Star Wars Rebels, quando Ezra Bridger salvou Ahsoka de Vader.

Há especulações até de que a conexão de Rey e Kylo como uma “Díade da Força” é graças ao Mundo Entre os Mundos, que também é chamado de “Dispersão de Vergência” e “Teorema dos Mundos Acorrentados”.

7- Quando Luke começou a treinar Ben
Luke começou a treinar seu sobrinho Ben Solo 19 anos antes da destruição da Base Starkiller da Primeira Ordem, e ele tinha 10 anos quando sua mãe o enviou para treinar com seu irmão. Curiosamente, o livro confirma que Rey nasceu naquele mesmo ano (o que significa que ela é uma década mais nova que Ben).

Enquanto isso, o Templo Jedi de Luke foi destruído quando Kylo Ren tinha 23 anos, o que significa que Luke o treinou por treze anos, antes que tudo desse errado e ele se juntasse ao Snoke.

8- Como Rey consertou o sabre de luz de Luke
O sabre de luz de Luke foi partido ao meio durante Os Últimos Jedi, mas quando Ascensão Skywalker começa, ele já está novo em folha. Consertar a parte externa não deve ter sido tão difícil..mas e o Cristal Kyber lá dentro?

Bem, o Dicionário Visual explica que Rey usou os poderes de cura que vimos ao longo deste filme para consertá-lo, e que ela aprendeu sobre isso através dos livros que pegou de Luke. Isso explicaria como ela sabia que podia curar aquela serpente nos túneis,e depois salvar Kylo naquela certa cena.

9- Por que o General Hux traiu a Primeira Ordem
Ascensão Skywalker não se incomodou  em explicar por que o General Hux trairia tão prontamente a Primeira Ordem, além do fato de que ele odiava Kylo Ren. Mas segundo o Dicionário Visual, a mágoa de Hux ficou muito maior quando Kylo se tornou o Líder Supremo da Primeira Ordem e o rebaixou, colocando-o assim para seguir as ordens do General Pryde.

10- O conceito de “Díade” é muito próximo ao da Regra de Dois
O conceito de Díade da Força é novo no universo de Star Wars, mas este livro observa que já vimos essa ligação antes, embora com um nome diferente: A Regra de Dois.

Soubemos da Regra de Dois pela primeira vez na trilogia prelúdio, quando foi revelado que só pode haver um Mestre e um Aprendiz Sith por vez (mas parece que a verdadeira razão pela qual Darth Bane criou essa regra foi para tentar criar uma Díade que pudesse ser usada pelos Sith). No entanto, em Ascensão Skywalker, uma Díade surgiu para o lado da luz.

11- A Frota Sith não tem tecnologia da Estrela da Morte
Vimos um Star Destroyer da Ordem Final usar um canhão para destruir um planeta, mas na verdade ele não estava usando a tecnologia móvel da Estrela da Morte. Ao em vez disso, ele usa seu próprio reator principal para extrair energia e lançar uma série de explosões que podem afetar um planeta como Kijimi. Isso também explica de alguma maneira por que esse ataque faz com que os próprios Star Destroyers explodam.

12- Como Endor sobreviveu à explosão da Estrela da Morte II?
Quando a Estrela da Morte II explodiu acima de Endor, a lua deveria ter ficado coberta de destroços em chamas...certo?

Bem, de acordo com este livro, existem muitas “anomalias do hiperespaço” no setor de Modell, e isso significa que os restos da maior arma do Imperador foram jogados em outro lugar. Ou seja, o planeta Ker Bif não teve tanta sorte. Os destroços da Estrela da Morte II poluíram o oceano daquele mundo, e mataram muitas espécies como resultado. Felizmente (ou não,dependendo do seu ponto de vista), esse não  foi o destino dos Ewoks.

13- O passado de Poe
A Ascensão Skywalker faz uma referência ao passado de Poe como contrabandista de especiarias em Kijimi. Mas, é difícil encaixar quando ele teria tempo para fazer isso, já que ele deveria ser um piloto da Nova República (inspirado por seus pais, dois heróis da Aliança Rebelde) antes de ingressar na Resistência.

Bem, acontece que ele fugiu de sua casa em Yavin IV quando tinha apenas 16 anos,e acabou passando cinco anos sendo um contrabandista ao lado de Zorii Bliss, antes de decidir voltar para casa e se tornar piloto na Nova República. O que levou a essa mudança de ideia provavelmente está sendo guardado para uma história que será contada em outro lugar (talvez em quadrinhos),provavelmente.

14- O traje de Rey é uma homenagem a Leia
É comum os personagens obterem mudanças de figurino de filme para filme em uma franquia como essa, pois os estúdios também precisam vender brinquedos. No entanto, há uma razão para o novo capuz de Rey em Ascensão Skywalker: aparentemente, ela adicionou o tradicional capuz de Alderaan como uma maneira de prestar respeito à sua nova mestre Jedi, Leia.

15- Onde a Resistência tava?
A Resistência estava escondida em Ajan Kloss quando o filme começa; um planeta que foi encontrado por batedores alderaanianos pouco antes da Guerra Civil Galática. Como resultado, tornou-se uma fortaleza para a Família Real de Alderaan, que foi passada para Leia após a morte de seus pais. Luke inclusive treinou a primeira geração de Jedi nesse lugar (junto com Leia), e parece que ele pode até ter levado o jovem Ben Solo para lá em um ponto também, durante seu treinamento inicial.

16- O Imperador é quem foi responsável pela Base Starkiller
Depois que o filme decidiu dizer que o Imperador estava manipulando Snoke esse tempo todo,isso provavelmente não deveria ser uma surpresa. No entanto, o que é inesperado é que Palpatine realmente começou a terraformar o planeta Ilum apenas um ano após a formação do Império, e é claro que ele sempre planejou tentar criar outra arma devastadora enquanto o trabalho continuava na primeira Estrela da Morte.

Isso também liga a Primeira Ordem ao Império, e mostra como Palpatine esteve sempre manipulando tudo dos bastidores, mesmo após sua aparente morte em O Retorno de Jedi.

17- Os nomes dos Cavaleiros de Ren
Os Cavaleiros de Ren atiçaram a curiosidade de todo mundo em O Despertar da Força, foram completamente ignorados em Os Últimos Jedi...e não serviram pra praticamente nada no Episódio IX. Só pra uma lutinha com o Kylo,e pra vender brinquedo mesmo (até porque os visuais deles continuam sendo legais).

Mas curiosamente, cada um deles teve um nome definido e uma personalidade – que infelizmente não conhecemos na tela. São eles:
Vicrul: Ele se vê como um ceifador de almas. Tornou-se mais poderoso com o lado sombrio após cada vida que ele tirou,ainda que seja um usuário de baixo nível da Força (como o resto dos Cavaleiros). Mas ele tem a capacidade de gerar medo naqueles que está caçando.
Cardo: Um guerreiro feroz que faz bom uso de canhões de braço, lança-chamas e várias outras armas (ele também serve como armeiro de seus companheiros cavaleiros),e tem uma obsessão por modificar armas.
Ushar: Esse membro particularmente desagradável do grupo gosta da ideia de testar suas vítimas e, se elas ousarem implorar por misericórdia, ele garante uma morte lenta e dolorosa, cortesia de sua mão de guerra, equipada com energia cinética.
Trudgen: Como qualquer serial killer maluco, Trudgen gosta de pegar troféus de suas vítimas e, além de empunhar um poderoso vibrocleaver, seu capacete também incorpora partes de um capacete de um Death Trooper que ele pegou depois de derrotar um desses soldados.
Kuruk: Sendo quase sempre solitário e um franco-atirador, ele também serve como piloto dos Cavaleiros de Ren.
E Ap’lek: Um mestre estrategista, que usa a Força para ver através das cortinas de fumaça que usa para ocultar sua abordagem,além de usar o seu machado de um antigo carrasco Mandaloriano como arma.

18- A história do General Pryde
O General Pryde deixa claro que já serviu o Imperador na época do Império, e o Dicionário Visual confirma que ele nasceu pouco antes das Guerras Clônicas. Quando jovem, ele treinou na Academia Imperial,e esteve presente na Batalha de Jakku.

Usando seu conhecimento das maquinações do Imperador para subir nas fileiras da Primeira Ordem, Pryde se tornou um dos aliados mais próximos do Snoke, e sabia que estava trabalhando para os Sith.

19- A bússola Jedi de Luke também é um Wayfinder
A bússola Jedi de Luke Skywalker apareceu pela primeira vez em Star Wars Battlefront II (2017),e depois apareceu em Os Últimos Jedi. E no dicionário, foi revelado que ela na verdade é o equivalente Jedi de um Wayfiner, e foi assim que Luke foi capaz de encontrar o planeta Ahch-To,e o primeiro Templo Jedi. No que diz respeito aos retcons, este é um argumento inteligente, que une muitos tópicos da trama para garantir que esses Wayfinders façam sentido.

& 20- A nova Linha Temporal
O Dicionário Visual revelou ainda que agora temos uma nova linha temporal definida na franquia, tanto para a trilogia nova quanto para as anteriores. Agora, o Incidente Starkiller está sendo usado para explicar quantos anos se passaram entre as principais aventuras da série, com “Antes do Incidente Starkiller” e “Depois do Incidente Starkiller” sendo usados para diferenciar quando as coisas aconteceram.

Agora, os filmes são datados assim:

A Ameaça Fantasma – 66 AIS

Ataque dos Clones – 56B AIS

A Vingança dos Sith – 53 AIS

Solo – 44 AIS

Rogue One / Uma Nova Esperança – 34 AIS

O Império Contra-Ataca – 31 AIS

O Retorno de Jedi – 30 AIS

O Despertar da Força / Os Últimos Jedi – 0 DIS

E A Ascensão de Skywalker – 1 DIS

Por: Riptor

Fonte: O Vício

Nenhum comentário:

Postar um comentário