Este repost é de uma matéria feita ontem. A fonte com o link está no final da edição. Foram retirados algumas imagens porque eu não sei se o blogspot suportaria tantos dados, contudo, está especificado onde foi retirado e o link original traz todas as suplementações.
Este é um post de utilidade pública, já que envolve uma pessoa enganando outras. Sintam-se à vontade para comentar sobre o assunto.
Exposed
Vamos direto ao ponto, sem enrolação.
A História do Geeks in Action
Tudo começou em 2016. O perfil Stella Amara criou um canal no disqus para falar sobre cultura pop. Na época, o “irmão” dela, inicialmente Angel e depois Marcos Lima, ainda não existia, nem conhecia nenhum de nós. Os perfis conhecidos como Jipeiro Espacial, Rodrigo, Dave Mustaine, Pedro o Homem Sem Medo, Felipe Pinheiro, Ciclope o Coadjuvante, dentre vários outros, conversavam com “ela” no Legião dos Heróis e a ajudaram muito nesse início, comentando no canal e passando a também escrever artigos, críticas e resenhas para postar por lá. Com o empenho de todos, o canal começou a crescer e, dentro de poucos meses, o site (de mesmo nome) foi criado. Foi quando ocorreu a migração e o canal no disqus foi deixado de lado.
Já no período do site, surgiram outros perfis para participar escrevendo artigos e críticas: Deathstroke, Herbie, Ghostface. Nessa mesma época de migração, surgiu, vindo do nada, o perfil do “irmão” dela, falando que a partir daquele momento mandaria em tudo e, assim sendo, tomaria conta do site. Isso gerou uma grande surpresa e estranheza. Coincidentemente, o perfil (conhecido como Angel a partir dos dias seguintes) escrevia de maneira idêntica à Stella, com os mesmos erros grotescos de concordância e pontuação; somado a isso, o fato de possuírem opiniões igualmente idênticas tornou tudo ainda mais estranho (e suspeito).
Nesse meio tempo o site foi funcionando de forma normal, conseguindo cada vez mais seguidores, comentaristas e autores; porém, ao invés de melhorar, o ambiente foi ficando cada vez pior. Nossa turma (que agora já era bem grande) começou a sofrer muitos abusos por parte desse perfil de nome Angel (hoje largamente conhecido por seu nome real), que era sempre muito ignorante e prepotente com os mais jovens do site. Como “dono do site”, se via no direito de “obrigar” alguns deles a escrever cada vez mais postagens, mantendo a interação acelerada; sob a tutela de “ameaças”, deixando claro para alguns que se não escrevessem com frequência deixariam de ser “autores” no site.
Ele cobrava postagens quase todos os dias do Herbie e do Deathstroke, mas não nos pagava um centavo por elas; nossa turma fazia por diversão, hobby e por livre e espontânea vontade, para conversarmos uns com os outros, trocando ideias sobre diversos assuntos relacionados ao propósito do site: a cultura pop. Nunca foi o trabalho de ninguém, e além de não receberem por isso, nunca sequer pensaram em cobrar algo. Amávamos a companhia da maioria, porque toda roda de discussão abria espaço para um relacionamento amigável e moderado por parte de cada um. Sinceramente, difícil mesmo era aturar o próprio dono, Angel. Era a pedra no sapato.
Depois de longos meses de babaquice, de abuso deferido sobre nossa turma, gerando estresse e discussões, acabou ficando completamente insustentável ficar naquele site. E, aos poucos, os usuários que ajudaram a criar e consolidar o ambiente (em todos os sentidos), foram saindo. Pedro o Homem Sem Medo por discussões pessoais com o dono; Jipeiro, Rodrigo e Dave por se rebelarem com a forma com que Angel tratou Pedro. Alguns usuários ainda permaneceram no site por mais algum tempo, não demorando para igualmente tomarem o mesmo destino.
A Cisão
Dos muitos integrantes do site, o usuário conhecido como Jipeiro Espacial acabou se tornando um dos mais próximos ao sujeito; que, em uma dada oportunidade (através de um antigo facebook), acabou confessando para ele que operava o perfil Stella. Somado a isso, confessou ainda que tinha outros diversos fakes (que, bem como a Stella, escreviam de maneira idêntica a ele, tendo também as mesmas opiniões e atitudes – infantilidade ou burrice?). Infelizmente o Jipeiro não possui mais o facebook e não se preocupou em guardar provas disso na época, porque em 2017, quando todos saímos do site, poderíamos ter exposto tudo isso e não o fizemos (o nosso maior arrependimento em relação a essa história toda). Deixamos pra lá, em busca de que tudo isso fosse de vez esquecido. Mas, como nós não fomos esquecidos, seguimos sendo caluniados e ofendidos pela tal pessoa, então resolvemos fazer esse post. Só que uma pérola maravilhosa permaneceu na troca de mensagens entre Angel e Thiago (Herbie) no whatsapp.Segue link e print da conversa entre os dois no Geeks que prova o contato que ambos mantinham via whatsapp:“Ah, mas Marcos e Thiago não conversavam via whatsapp. Isso aí é invenção de vocês!”
Link: https://geeksinaction.com.br/index.php/2017/07/30/recomendacao-o-cavaleiro-negro-marvel/
Agora sim, segue o print do Thiago:
Você pode ainda não acreditar na gente, seguir confiante de que Stella existe mesmo, que é irmã do Marcos, que os perfis do facebook são reais, dela mesmo, não importa, e isso nem faz mais diferença diante do que está exposto. Aqui está o próprio Marcos ADMITINDO que USAVA o perfil Stella (justamente uma das coisas que todos aqui e muitos outros sempre acusaram) junto de outra pessoa que NÃO É A VERDADEIRA STELLA. Admite que mentiu e que usou um perfil falso, fingindo ser a irmã quando na verdade era ele próprio e uma SUPOSTA prima.
Então, onde estaria a verdadeira Stella nessa época? Será que ela sabia que o irmão havia feito um perfil que fingia ser ela (ainda que sem revelar seu verdadeiro nome)? Só agora a tal irmã apareceu e “assumiu” o perfil que o irmão criou EM NOME DELA anos antes? Isto é, se realmente existir uma irmã verdadeira. Se foi isso que aconteceu, não altera o fato de antes essa irmã NÃO EXISTIR e NÃO OPERAR O PERFIL. E Angel jamais revelou quaisquer uma dessas coisas publicamente.
Além de tudo, Angel também está admitindo que havia revelado que operava o perfil Stella para o Jipeiro, que ele era único a saber de tal coisa (sendo que para o Jipeiro ele revelou, no facebook, ser o ÚNICO controlador do perfil Stella, ainda não existia também a tal prima), o mesmo Jipeiro que quando revelou isso foi desacreditado pela Stella, que disse “não conhecê-lo”; desmerecido de todas as formas pelo perfil Marcos.
O e-mail a seguir, trocado entre Marcos/Stella e Jipeiro, no ano de 2017, é mais uma prova do que foi exposto acima. Isso foi pouco depois de ele confessar, quando Jipeiro já tinha plena ciência de que ambos eram a mesma pessoa:
Quem é a verdadeira Stella?
Nessa última semana, na esteira das polêmicas, Stella reapareceu no disqus com o perfil Odi Fortune, com foto real, afirmando ser esse o seu verdadeiro rosto e seu verdadeiro perfil, que tem correspondente homônimo no facebook e no instagram, com o intuito de pôr fim às polêmicas sobre a sua veracidade.
Pois bem, esse perfil Odi Fortune, com essa mesma foto, existiu no passado no Geeks in Action. Era um dos vários comentadores do site, sobre os quais pairavam dúvidas de muita gente sobre serem reais ou não. Esses dias esse perfil Odi Fortune original, que se dizia ser uma pessoa própria, e comentava independentemente da própria Stella, jamais dizendo ser a própria, foi apagado. Isso pode ser conferido nos prints abaixo:
A coisa não para por aí, essa mesma foto da Odi Fortune era usada por outro perfil que comentava no Geeks: o da Mulher Mortífera. Mais um perfil que comentava independente da Stella, como se fosse uma pessoa autônoma. Perfil que durante um tempo também usou o nick de Odi Fortune. Também foi excluído nos últimos dias. Sua existência e a referência ao seu nome podem ser conferidos nos seguintes prints e links:
https://disqus.com/home/discussion/geeksinactionweb/critica_a_ghost_story_2017/https://geeksinaction.com.br/index.php/2017/08/04/resenha-x-men-terra-selvagem/
Posto isso, há de se lembrar que Stella sempre teve um perfil próprio no facebook, ainda existente, que ela divulgava para todos como sendo dela. As fotos desse perfil são distintas das fotos da Odi Fortune. É uma outra pessoa, completamente diferente, com outro estudo, outro emprego, outra vida.
Ora essa, quem afinal é a verdadeira Stella? Por que as fotos da Odi Fortune foram usadas no passado em dois perfis que diziam não ser a Stella e agora passaram a ser da verdadeira Stella? E por que então o perfil que a Stella sempre usou como se fosse dela permanece existindo com fotos de uma outra garota? Seja a Stella “verdadeira” a anterior ou essa de agora, uma mentira grande foi contada pelo perfil Stella Amara. Durante anos pessoas foram enganadas, ou então estão sendo enganadas agora.
Qual é a verdade, afinal? Uma das duas moças não é a “nova” Stella. Será que a moça que não é a Stella sabe que existe uma pessoa usando suas fotos para se passar por ela? Não é uma atitude escrota e machista pegar a foto de uma outra mulher e usar para enganar os outros?
A verdade sempre vem à tona, não tem jeito.
A Era dos Plágios
O outro grande motivador da debandada de todos do Geeks foram os plágios descarados praticados pelos perfis Stella e Angel, na ânsia de encher o site de conteúdo rápido e fácil. Quando questionado sobre isso, na época, Angel apenas apagou uma crítica plagiada de Ben-Hur (a primeira a ser notada) e seguiu como se nada tivesse acontecido, ainda plagiando outros textos de vários sites pelos meses anos que se seguiram
Ninguém precisa confiar na gente, basta conferir nos links. Para facilitar, fizemos uma “PEQUENA” seleção de textos plagiados que ou ainda CONSTAM do site, ou, caso tenham sido apagados, foram capturados pelo WayBack Machine, para que depois ninguém venha acusar de serem “falsos” quando forem apagados por eles (buscamos as provas da existência no WayBack Machine de tantos posts quanto foram possíveis).
Vamos começar pelo CLÁSSICO (nos dois sentidos… hehehe)! O primeiro plágio percebido por nós, avisado ao Angel e apagado como se absolutamente nada tivesse ocorrido.
PLÁGIO: https://web.archive.org/web/20170706121711/http://geeksinaction.com.br/index.php/2017/05/22/critica-ben-hur-1959/
ORIGINAL: http://www.vortexcultural.com.br/cinema/critica-ben-hur-1959/
ORIGINAL: http://www.vortexcultural.com.br/cinema/critica-ben-hur-1959/
Seguem, ao menos, mais duas dezenas de provas:
[Nota da edição: Não sei com exatidão quanto de imagens o blogspot suporta, então parei no 8º exemplo, mas há pelo menos 20 na postagem original, que terá o link no final da postagem]
Ah, e vamos aqui parar de usar a palavra plágio. Isso tudo que nós listamos acima é ROUBO, né?
PLÁGIO: https://web.archive.org/web/20190320145532/http://geeksinaction.com.br/index.php/2017/06/27/critica-rastro-de-maldade-2015/ OU https://geeksinaction.com.br/index.php/2017/06/27/critica-rastro-de-maldade-2015/
ORIGINAL: https://bocadoinferno.com.br/criticas/2016/01/bone-tomahawk-2015/
ORIGINAL: https://bocadoinferno.com.br/criticas/2016/01/bone-tomahawk-2015/
PLÁGIO: https://web.archive.org/web/20180910/https://geeksinaction.com.br/index.php/2017/06/09/resenha-motoqueiro-fantasma-estrada-da-danacao/ OU https://geeksinaction.com.br/index.php/2017/06/09/resenha-motoqueiro-fantasma-estrada-da-danacao/
ORIGINAL: http://superaham.blogspot.com/2016/07/espaco-hq-motoqueiro-fantasma-estrada.html
ORIGINAL: http://superaham.blogspot.com/2016/07/espaco-hq-motoqueiro-fantasma-estrada.html
PLÁGIO: https://web.archive.org/web/20181027063246/http://geeksinaction.com.br/index.php/2017/08/16/critica-os-vingadores-confidencial-viuva-negra-justiceiro-2014/ OU https://geeksinaction.com.br/index.php/2017/08/16/critica-os-vingadores-confidencial-viuva-negra-justiceiro-2014/
ORIGINAL: http://noset.com.br/series-tv/vingadores-confidencial-viuva-negra-e-justiceiro-2014/
ORIGINAL: http://noset.com.br/series-tv/vingadores-confidencial-viuva-negra-e-justiceiro-2014/
PLÁGIO: https://web.archive.org/web/20180909031952/http://geeksinaction.com.br/index.php/2017/06/09/recomendacao-a-batalha-do-apocalipse/ OU https://geeksinaction.com.br/index.php/2017/06/09/recomendacao-a-batalha-do-apocalipse/
ORIGINAL: http://www.starbooks.com.br/2016/02/resenha-batalha-do-apocalipse-eduardo.html
ORIGINAL: http://www.starbooks.com.br/2016/02/resenha-batalha-do-apocalipse-eduardo.html
PLÁGIO: https://web.archive.org/web/20170701105456/http://geeksinaction.com.br/index.php/2017/06/29/recomendacao-noragami/ OU https://geeksinaction.com.br/index.php/2017/06/29/recomendacao-noragami/
ORIGINAL: https://www.cubogeek.pt/series/critica-noragami-aragoto/
ORIGINAL: https://www.cubogeek.pt/series/critica-noragami-aragoto/
PLÁGIO: https://web.archive.org/web/20190320221726/http://geeksinaction.com.br/index.php/2017/10/07/critica-akira/ OU https://geeksinaction.com.br/index.php/2017/10/07/critica-akira/
ORIGINAIS: https://bocadoinferno.com.br/criticas/2014/03/akira-1988/ E https://oespectadorrabugentoblog.wordpress.com/2017/07/07/akira-animacao-critica/
ORIGINAIS: https://bocadoinferno.com.br/criticas/2014/03/akira-1988/ E https://oespectadorrabugentoblog.wordpress.com/2017/07/07/akira-animacao-critica/
PLÁGIO: https://web.archive.org/web/20190112193458/https://geeksinaction.com.br/index.php/2017/08/24/critica-coherence-2013/ OU https://geeksinaction.com.br/index.php/2017/08/24/critica-coherence-2013/
ORIGINAL: http://criticofilia.blogspot.com/2016/07/critica-coherence.html?fbclid=IwAR1XS5DbRY0ZI1PJsg5udiJp7Qd1aOeXZeWbYKkq3fQj-W0ysw1HJXOMRZs
ORIGINAL: http://criticofilia.blogspot.com/2016/07/critica-coherence.html?fbclid=IwAR1XS5DbRY0ZI1PJsg5udiJp7Qd1aOeXZeWbYKkq3fQj-W0ysw1HJXOMRZs
PLÁGIO: https://web.archive.org/web/20190324175940/http://geeksinaction.com.br/index.php/2017/10/16/critica-a-baba-2017/ OU https://geeksinaction.com.br/index.php/2017/10/16/critica-a-baba-2017/
ORIGINAL: https://www.papodecinemateca.com.br/2017/10/pitaco-do-papo-baba-2017.html
ORIGINAL: https://www.papodecinemateca.com.br/2017/10/pitaco-do-papo-baba-2017.html
PLÁGIO: https://geeksinaction.com.br/index.php/2017/08/28/recomendacao-dark-matter-1a-temporada/
ORIGINAL: https://www.planocritico.com/critica-dark-matter-1a-temporada/
ORIGINAL: https://www.planocritico.com/critica-dark-matter-1a-temporada/
[Nota da edição: Não sei com exatidão quanto de imagens o blogspot suporta, então parei no 8º exemplo, mas há pelo menos 20 na postagem original, que terá o link no final da postagem]
Ah, e vamos aqui parar de usar a palavra plágio. Isso tudo que nós listamos acima é ROUBO, né?
Será que alguém que chegou até aqui gostaria de ter o trabalho de assistir a um filme, uma série, ler um livro, uma HQ, sentar para escrever um texto, com suas palavras, com suas ideias, para vir um pessoa qualquer simplesmente PEGAR o seu texto e REPLICAR em outro lugar como se fosse de autoria dele? Ah, e provavelmente ainda LUCRAR com isso, já que o site tem AdSense.
Será que o possível dinheiro ganho com AdSense no site foi doado para a caridade? Por que quando comentaristas elogiavam as críticas ele não respondia “Obrigado amigo, mas o texto não é meu, é de fulano, é que esqueci de colocar a fonte”, mas sim sempre como se fosse o autor dos textos.
Agora é fácil vir dizer que cometeu erros. Uma mentira deslavada! Os textos listados aqui provam isso. Nenhum deles possui fonte, alguns foram simplesmente excluídos sem resposta, seja quando questionado por algum dos comentaristas, seja quando questionado pelo autor do texto roubado, e a maioria AINDA SE ENCONTRA NO SITE. Um erro se releva. Dois, pode até ser. Três, dependendo dos atenuantes… ainda vai. Mas dezenas? Em 2017, em 2018, em 2019? Todos ainda disponíveis no site? Cometeu erros, se arrependeu, mas não apagou nenhum desses “erros”?
Deixamos aqui para o final um roubo recente, de 2020, pra quem ninguém se engane com o “arrependimento”, e que é roubo do roubo!, já que o Observatório de Cinema também pegou de outro site, estrangeiro, e não deu os devidos créditos – parece que isso se configura em uma prática comum no dito meio “nerd” brasileiro…
PLÁGIO DO PLÁGIO:
PLÁGIO DO ORIGINAL
Que coisa, não? Mantiveram os mesmos subtítulos, usaram as mesmas fontes. Trabalho de primeiríssima categoria!
Depoimentos de antigos membros:
LUCCA (DEATHSTROKE):Conheci o Geeks in Action após o Oscar de 2017, no Legião dos Heróis. Stella havia mandado o link do site em um post a respeito da premiação. Entrei lá e gostei, pois haviam postagens variadas e pessoas simpáticas.
Após ler vários textos, fiquei inspirado e pedi ao Angel/Marcos Lima, o dono do site, para que eu pudesse escrever algumas resenhas sobre quadrinhos. Foi um processo deveras burocrático, pois eu era bem novo e fora usado o argumento de que “já tinha outro menor de idade escrevendo”, que nesse caso era o Ghostface.
Para que eu pudesse entrar, Marcos requisitou que eu fizesse uma resenha. Escrevi uma do quadrinho “Batman: Silêncio”, e ela foi postada no site. Porém, Angel a publicou em seu próprio perfil, deixando meu nome no fim da resenha. Acabei ficando ligeiramente chateado por causa disso, afinal, não pude postar minha resenha no meu perfil. Foi dito a mim que eu não era um “membro oficial” da equipe, ou seja, não poderia ter meu perfil. Para que isso acontecesse, eram necessárias mais resenhas. Não me deixei abalar e continuei escrevendo.
Nesse período, fiz amizade com diversas pessoas e percebi que quando uma conversa acabava tendo um assunto diferente da postagem original, normalmente era excluída. E foi aí que as coisas começaram a ficar estranhas.
Após algumas resenhas postadas, finalmente me tornei um redator oficial, tendo um perfil, mas isso não durou muito.
Houve uma espécie de briga entre Pedro, um dos redatores, e Marcos. O primeiro havia postado uma resenha de A Saga da Fênix Negra, mas a publicação foi excluída pelo dono do site. O motivo? Já havia uma análise da história no site. E para muitos membros do site, foi a gota d’água.
Mas não para por aí. Eu e uns amigos decidimos dar uma olhada nas pessoas que seguiam a página do site no Facebook. Encontramos a página do Marcos, mas achamos estranho que ele e a irmã, no caso a Stella, não eram amigos na rede social. Tentamos pesquisar alguns perfis que batiam com a descrição que Stella dava de si mesma, mas nada. Tudo muito estranho e suspeito.
Porém, apesar disso, eu continuei comentando, mas não postando. Não demorou muito para que eu saísse do Geeks in Action, migrando para o Ovest.
THIAGO (HERBIE):Conheci o Geeks in Action em 2017. O Deathstroke, que escrevia lá, me aconselhou a conversar com o Angel para tentar entrar no site como redator. Fiz isso, e o Angel (Marcos Lima) aceitou de boas. Inicialmente foi um ótimo tempo lá, apesar de alguns abusos do Marcos. Ele praticamente me obrigava a assistir tal filme e fazer uma crítica do mesmo, compreendia quando não era possível, mas estava perto de ser uma escravidão. Eu não ganhava nada pra postar como uma máquina. Mas enfim, naquele tempo eu relevei bastante coisa. Gostava do Geeks in Action. Entretanto, tardiamente descobri a treta envolvendo Fênix Negra. Briga essa que gerou a criação do site Ovest. Acabei virando redator do Ovest, mesmo estando no Geeks. Eu postei algumas das MINHAS críticas no Ovest, críticas de minha autoria que o Angel editou sim, mas quem teve a ideia, quem escreveu, quem escolhia as imagens, fui eu. Angel atuava como revisor de texto. Marcos acabou descobrindo isso e foi falar comigo, mas tudo acabou bem. Já sabia dos podres dele, continuei postando no Ovest e no Geeks. Mas teve uma hora que não deu. Já sabendo de tudo, eu me desliguei por um tempo do Geeks, abdicando do mod. Poucos meses depois, pedi ao Angel pra voltar como redator do Geeks, pedido esse que foi aceito por ele. Fiz isso para salvar posts meus e apagar alguns que eu considerava ruins, que eu tinha escrito mal. Meu último post lá foi uma crítica de O Bebê de Rosemary, e na mesma noite em que postei, revelei ao Angel que sabia de toda a farsa. Ele foi falar com o Rodrigo, não adiantou nada. Aí veio com ameaças de processo, e no final ficou por isso mesmo. Saí definitivamente do Geeks in Action, me juntei ao Ovest. Lá, eu tenho liberdade para postar quando quiser. No Geeks, não usufruía disso. E eu não posto no Ovest há um ano.
Enfim, estava tudo ok. Três anos se passaram, e a gente já não ligava mais pra ele e pros fakes que ele tinha (Mulher-Mortífera, Nate Gray, Kamala Khan, Daisy, Mulan). Aí ele começou a falar mal de nós em vários sites. Cutucou a ferida, e agora fomos até o fim pra provar quem é o verdadeiro difamador aqui.
Finalizando…
É isto. Haveria muito mais ainda a se dizer sobre tal pessoa, mas não importa. O que está exposto aqui é mais do que o suficiente para qualquer um com mais de dois neurônios perceber que não se trata de alguém confiável, e que tudo que ele diz sobre cada um de nós deve ser posto em xeque: aqui estão o testemunho de várias pessoas, cada uma delas com RG e CPF próprios, corroborados por outros amigos, que aparecerão aqui para falar também; a confissão de que ele que operava o perfil da dita “irmã” junto de uma “prima”; e as provas irrefutáveis de inúmeros ROUBOS DE TEXTOS cometidos no site, meio de “vida” pelo qual ele se mantém: conseguindo audiência através de textos que ele não escreveu.
Quem quiser seguir acreditando nele, de que está sendo vítima de um complô, uma conspiração, que todos nós estamos mentindo e ele/ela está dizendo a verdade, que siga. Cada um é livre para acreditar nos absurdos que quiser. Mas o farão sabendo de tudo isso que foi exposto. Que vivam bem com as suas próprias consciências.












































Nenhum comentário:
Postar um comentário