quarta-feira, 29 de abril de 2020

Maior Rede de Cinemas do Mundo não exibirá mais filmes da Universal




A maior rede de cinemas do mundo, a AMC Theaters, declarou que não irá mais exibir filmes da Universal Pictures nas telonas. O anúncio foi feito pelo presidente da AMC Entertainment, Adam Aron, por meio de um comunicado oficial.

Isso significa que franquias como Velozes e Furiosos & a franquia Jurassic não ficarão mais em exibição nas unidades da empresa, que está presente em boa parte do mundo (ela é a maior rede dos Estados Unidos e da Europa),com aproximadamente 1.000 unidades presentes ao redor do globo, além de cerca de 11 mil telonas espalhadas em todas as suas localidades. No comunicado oficial, o presidente da AMC Theaters refletiu sobre o delicado momento que a indústria cinematográfica está enfrentando em virtude do Coronavírus, ao responsabilizat a Universal  por "quebrar uma extensa parceria econômica".

Segundo o CEO, a decisão da Universal em optar por lançamentos simultâneos de seus filmes, tanto nos cinemas como em PVOD (premium video on demand – serviço de vídeo premium por demanda), torna a relação entre ambas as partes insustentável e "totalmente prejudicial" para o sustento das unidades de cinemas. Ele reitera que a decisão é unilateral e implica no sustento financeiro das redes de cinema, prejudicando sua lucratividade e inviabilizando seu trabalho:

“Neste momento de emergência nacional e com o Coronavírus causando estragos em todo o mundo, espero que você e seus entes queridos estejam saudáveis ​​e seguros. Me preocupo – e desejo o melhor para – a saúde de todos os nossos colegas do setor. Nunca em nossas vidas houve um tempo tão desafiador como este",disse. "Em meio a uma pandemia global como pano de fundo, eu gostaria que fôssemos poupados de também ter que abordar uma questão diferente, que surge das atuais ações da Universal. Por 100 anos, a AMC Theatres serviu como uma plataforma de distribuição estrategicamente crítica e altamente lucrativa para os cineastas, e durante todo esse tempo, a exclusividade do lançamento teatral foi fundamental. Quando um filme está “somente nos cinemas”, os consumidores percebem que é um entretenimento de qualidade superior. Inúmeros cineastas e espectadores acreditam que os trabalhos criativos são mais apreciados pelos consumidores quando estão nas telonas. E todos sabemos que esses lançamentos teatrais de fato aumentam a publicidade, propaganda boca-a-boca positiva, elogios da crítica e receitas posteriores".

"Nos últimos quatro anos e meio, estive em diálogo direto com Jeff Shell e Peter Levinsohn, da Universal, sobre a importância de uma robusta janela teatral para a viabilidade da indústria de exibição de filmes. Durante esse período, a AMC manifestou vontade de considerar alternativas à atual estratégia de janelas comum em nosso setor, onde o objetivo de tais alternativas era, e é, melhorar a lucratividade do estúdio e a rentabilidade do operador dos cinemas. A Universal afirmou que só buscava um lançamento de entretenimento direto para casa para “Trolls 2″, porque os cinemas estavam fechados e a Universal estava comprometida com um lucrativo acordo de licenciamento de brinquedos. Tínhamos nossas dúvidas de que essas eram as motivações da Universal, pois havia um antigo desejo da mesma de operar no formato de entretenimento domiciliar. No entanto, aceitamos essa ação como uma exceção às nossas práticas comerciais de longa data nesses tempos sem precedentes".

"Mas em uma edição do Wall Street Journal,Jeff Shell é citado dizendo: ‘Os resultados de ‘Trolls 2′ excederam nossas expectativas, e demonstraram a viabilidade do PVOD. Assim que os cinemas reabrirem, esperamos lançar filmes nos dois formatos’. E essa mudança radical da Universal no modelo de negócios que existe atualmente entre nossas duas empresas representa apenas uma desvantagem para nós, e é categoricamente inaceitável para a AMC Entertainment, que possui a maior coleção de unidades de cinemas do mundo. Logo, no futuro, a AMC não licenciará mais filmes da Universal em nenhum de nossos 1.000 cinemas globalmente, sob esses termos.

Portanto, queremos ser absolutamente claros, para que não haja ambiguidade de qualquer tipo. A AMC acredita que com essa ação proposta para ir ao lar e aos cinemas simultaneamente, a Universal está quebrando o modelo de negócios e negociações entre nossas duas empresas. Eles pressupõem que aceitaremos humildemente uma visão reformulada de como os estúdios e expositores devem interagir, sem a preocupação da parte da Universal sobre como suas ações nos afetam. Também presumem que a Universal pode de fato manipular toda a situação, que os filmes da Universal podem ser lançados em casa e nos cinemas ao mesmo tempo, sem a modificação nos acordos econômicos atuais entre nós. É realmente decepcionante para nós, mas os comentários de Jeff sobre as ações e intenções unilaterais da Universal não nos deixaram escolha".

"Portanto, efetivamente, e imediatamente, a AMC não exibirá mais filmes da Universal em nenhum de nossos cinemas nos Estados Unidos, Europa ou no Oriente Médio. Essa política afeta todo e qualquer filme da Universal em si, entra em vigor hoje e continuará quando nossos cinemas reabrirem. Não é uma ameaça oca ou mal considerada. Aliás, essa política não se destina apenas à Universal por motivo de punição, mas também se estende a qualquer produtora de filmes que abandone unilateralmente as atuais práticas de janelas, sem negociações de boa fé entre nós, para que ambos, elas como distribuidoras e nós como expositores, possamos nos beneficiar mutualmente, e para que nenhuma das partes venha a sofrer com essas mudanças. Atualmente, a Universal é o único estúdio contemplando uma mudança geral no status, o que justifica essa comunicação imediata em resposta".

Por fim, ele falou: "A AMC investiu tempo e energia significativos com os executivos da Universal nos últimos anos, ao tentar descobrir um novo modelo de janelas que seria benéfico tanto para o seu estúdio quanto para nossas operações de cinema. E embora os pronunciamentos unilaterais da Universal sobre esse assunto sejam desagradáveis ​​para nós, como sempre foi o caso, a AMC está disposta a sentar-se com a Universal para discutir diferentes estratégias e diferentes modelos econômicos entre sua empresa e a nossa, caso eles queiram fazer",declarou. "No entanto, na ausência de tais discussões e em uma conclusão aceitável, nossas décadas de incrivelmente bem-sucedidas atividades comerciais juntas acabaram tristemente”.

Por: Riptor

Fonte: CinePop

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