domingo, 31 de maio de 2020

Netflix compra mais um Cinema famoso de Hollywood

Quem Pode, Pode


A Netflix anunciou recentemente que comprou mais uma grande proprietária: o Egyptian Theatre (um dos “palácios de cinema” mais antigos de Hollywood). O preço da venda não foi divulgado, mas o acordo permite ao ex-proprietário (no caso a American Cinematheque), a continuar a programar o cinema nos fins de semana, após a superação da pandemia.

Localizado no coração de Hollywood (mais exatamente no número 6706 da Hollywood Boulevard),o Egyptian Theatre foi inaugurado em 1922, e serviu de palco para a primeira première hollywoodiana, com o lançamento de “Robin Hood” (1922), estrelado por Douglas Fairbanks. Concebido pelo artista Sid Grauman e pelo desenvolvedor imobiliário Charles E. Toberman, o “cinema egípcio” acabou servindo de modelo para o lançamento do Chinese Theater, em 1928 (também graças à Grauman), e que acabou se tornando mais popular, graças à sua calçada com a impressão de mãos e pés de astros famosos – costume que teria começado por acidente durante a construção.
De lá pra cá,o Egyptian Theatre foi adquirido então pela American Cinematheque em 1998, após passar 6 anos fechado durante um período de decadência da região de Hollywood. Há, inclusive, uma ironia na nova aquisição: isso porque ao restaurar o cinema nos anos 90, a Cinematheque dividiu a grande sala original em duas, ao batizar o espaço menor de sala de 'Steven Spielberg' (e como se sabe), o célebre diretor já se manifestou contra a participação de filmes em streaming (como os da Netflix) na disputa pelo Oscar.

A gigante, por sua vez, pretende agora usar o local para realizar premières dos filmes que pretende lançar na disputa das próximas edições da premiação (a ideia de comprar o Egyptian surgiu inclusive graças  a experiência positiva da plataforma com a première de “Roma” no local),já que o filme de Alfonso Cuarón acabou vencendo quatro Oscars na época – fato que teria incomodado Spielberg. E além das premières, a Netflix vai ainda programar exibições e eventos especiais, de segunda a quinta, em seu espaço físico.

“A American Cinematheque teve a honra de trazer de volta à vida o Egyptian Theatre em 1998, e agora, juntamente com a Netflix, estamos entusiasmados em continuar essa administração, restaurando-a mais uma vez para uma nova geração de fãs de cinema assistirem filmes na tela grande”, disse o presidente da American Cinematheque, Rick Nicita, em comunicado sobre o negócio. A venda levou mais de um ano para ser finalizada, pois a Cinematheque é uma organização sem fins lucrativos que comprou o marco histórico por um preço simbólico (US$ 1) da agora extinta Autoridade de Reconstrução de Los Angeles. Após isso, a organização investiu quase US$ 13 milhões para restaurar o antigo palácio.

“O Egyptian Theatre é uma parte incrível da história de Hollywood, e é apreciado pela comunidade cinematográfica de Los Angeles há quase um século”, disse Scott Stuber, chefe da divisão de filmes da Netflix. Ele ainda informou que além de assumir a programação dos dias de semana, a Netflix investirá também na renovação do espaço exibidor da aquisição. “Estamos ansiosos para expandir sua programação de maneiras que beneficiem tanto os amantes do cinema, quanto a comunidade de Hollywood”.
Vale lembrar que no ano passado, a gigante já tinha feito uma aquisição similar: na ocasião, a mesma tinha adquirido o Paris Theatre de Nova York, que estava com um fechamento quase que iminente antes da compra.

Por: Riptor

Fonte: Pipoca Moderna

Nenhum comentário:

Postar um comentário