sábado, 2 de maio de 2020

O Monstro da Naughty Dog


O que acontece quando você Não consegue mais Esconder segredos de Trabalho?


Obs: antes que você que venha a ler esse post o faça, uma pequena observação. O escopo geral desse texto veio de um feito pela IGN Brasil (com um ou outro detalhe vindo de minha parte), que você provavelmente vai reconhecer pelo meu tom de falar certas coisas. Logo, os créditos são para à autora do mesmo, que o publicou no dia 28 de abril, no dito site.

No último domingo (26), trechos fundamentais de gameplay e cenas de The Last of Us Part II foram vazados -- não irei falar de spoilers neste texto (recomendo que se o fizer na sessão de comentários,use a tarja de spoiler),até porque eu só peguei pelo jeito um. Enfim: os vídeos foram espalhados rapidamente por redes sociais e canais no YouTube,e por isso muitos fãs não conseguiram evitar as informações indesejadas.

E bem, é óbvio concluir que este é um pesadelo tanto para a comunidade que anseia pela continuação, quanto para a equipe que ainda está investindo horas e mais horas de suas vidas no desenvolvimento....quem sabe horas excessivas,não é mesmo? Afinal, a prática de crunch dentro da Naughty Dog já vem de anos, e os recentes vazamentos só mostram que esse monstro enfim se libertou de sua jaula para fazer 2020 ser um verdadeiro Inferno para o estúdio.
Independentemente de qual seja a sua profissão (caso você já tenha), trabalhar em condições extremas de pressão, e durante longos períodos de horas extras, são práticas comuns em diversos ambientes. E infelizmente, isso também é bem comum no mercado de games -- aqui, a prática é chamada de 'crunch', já que para atender aos prazos de produção e lançamento, desenvolvedores são obrigados a enfrentar jornadas de trabalho prolongadas, que vão muito além de uma rotina normal e saudável (estúdios como a Rockstar, Bioware, Riot Games e até mesmo a CD Projekt RED não escaparam de denúncias e relatos sobre o assunto). Apesar que a equipe polonesa responsável agora pelo aguardado Cyberpunk 2077 admitiu publicamente que está, neste momento, em período de crunch, por motivos fora de seu controle. Mas o caso da Naughty Dog (sem dúvidas um dos estúdios mais aclamados da atualidade e um dos mais importantes dentro do grupo PlayStation) é tão complexo e delicado que levanta dúvidas sobre como a empresa se posicionará quanto à ele.

Eu já cheguei a relatar isso aqui mais de uma vez mais ou menos recentemente, mas nos últimos anos, o Kotaku publicou diversas reportagens denunciando comportamentos e rotinas de trabalho questionáveis dentro do estúdio responsável por criar franquias como a própria The Last of Us e Uncharted. Além de uma acusação pontual de assédio em 2017, os relatos de desenvolvedores (e ex-funcionários) formam um longo histórico de crunch na Naughty Dog. E diferentemente da CD Projekt Red, que ao menos admitiu ter recorrido à prática para finalizar Cyberpunk, a Naughty Dog nunca se pronunciou de fato quanto à detalhes sobre a atual rotina da equipe envolvida em The Last of Us II.
Inicialmente postergado por tempo indeterminado por conta da pandemia do novo Coronavírus (como vocês já sabem),o game recebeu uma nova data de lançamento logo após os vazamentos: 19 de junho. Por sinal, o quanto os vazamentos podem ter influenciado na data de estreia? Antes do adiamento, o jogo estava previsto para chegar em 29 de maio, que não é tão distante da data atual, e que me faz acreditar que a decisão de lançar o quanto antes tenha sido uma possível tentativa de evitar novos vazamentos (e até porque não, tentar "conter os danos" não só disso),mas das polêmicas de trabalho da empresa. Adiantou alguma coisa?

P*rr* nenhuma

E em uma reportagem recente do Kotaku, o jornalista Jason Scheirer falara sobre as condições de trabalho na empresa (ele conversou com fontes anônimas e próximas ao assunto) incluindo membros da equipe atual,e ex-funcionários. E todos eles relatam que as práticas de crunch da Naughty Dog vão além de horas extras, e que o problema já virou uma incontrolável bola de neve. Vale mencionar ainda que o estúdio é localizado em Santa Monica, na Califórnia, onde não há uma lei trabalhista que exija o pagamento de horas extras.

No texto, um dos funcionários do estúdio afirma: "Este jogo [The Last of Us 2] é muito bom, mas tem um custo muito alto para as pessoas". Para as fontes de Scheirer, está claro que trabalhar na Naughty Dog é uma relação de amor e ódio: de um lado, você tem a chance de participar do desenvolvimento de jogos mundialmente adorados e aguardados. Do outro, você deve sacrificar 12 horas do seu dia (ou até mais), abrir mão de compromissos pessoais, e correr o risco de enfrentar o seu limite físico e mental de estresse, mais conhecido como Síndrome de Burnout (que pode causar tristeza intensa), e colapso físico & mental. Este cenário insustentável,por sua vez, já foi relatado por Jonathan Cooper, artista e animador que trabalhou em Uncharted 4, e que participou do começo da produção de The Last of Us 2 (e após 5 anos e 7 meses dentro do estúdio), ele pediu demissão em 2019 e, recentemente, foi ao Twitter comentar sobre o caso:
"Quando deixei a Naughty Dog no ano passado, eles ameaçaram segurar o meu último pagamento até que eu assinasse um documento adicional em que eu deveria me comprometer a não falar sobre as práticas de trabalho deles. Eles finalmente voltaram atrás quando eu disse que aquilo era meio ilegal..."

E em setembro de 2019 mesmo, a Naughty Dog organizava um evento de testes de The Last of Us 2 para jornalistas e convidados. E de acordo com Cooper, para que esta demo pudesse sequer existir, a equipe precisou enfrentar mais um período de crunch: "Para a demonstração mostrada em setembro do ano passado, vi os animadores de gameplay passaram por um período de crunch que nunca tinha testemunhado antes, e precisaram de semanas para se recuperarem. Um bom amigo meu foi hospitalizado na época devido ao excesso de trabalho. Ele ainda tinha mais de um semestre de trabalho pela frente. Houveram outros casos desde então",declarou.
Ao Kotaku, um ex-funcionário do estúdio por sua vez afirmou: "Eles tentam sim cuidar de você, dão comida e encorajam o descanso. Mas, na maioria das vezes, a implicação é: 'Termine o trabalho a todo custo'". Como Scheirer pontua, muitos designers líderes de Uncharted 4 deixaram o estúdio após o lançamento do game, em 2016, algo que poderia acabar acontecendo após o lançamento de TLOU 2,se seguirmos a lógica de que aqui a coisa está ficando até mais tensa, visto que ao que tudo indica, o responsável por esta situação de vazamentos  seria justamente um ex-funcionário do estúdio.

As especulações indicam que esse tal ex-funcionário da Naughty Dog teria publicado os tais vídeos que revelam trechos cruciais da narrativa do jogo após ficar insatisfeito com um acordo de pagamento (via TechRadar). O rumor é reforçado pelo fato de que o conteúdo vazado continha informações de debug (depuração) na parte inferior da tela, além de nomes das fases e outros detalhes que são controlados justamente por desenvolvedores. Um comentário sobre o assunto feito por Schreier no Twitter sugere que o jornalista sabe de algo mais pontual:

"Estou acompanhando a situação da Naughty Dog, e não importa o quão zangado você esteja com as condições do seu local de trabalho, com o seu salário ou com qualquer outra coisa, o vazamento de todo o jogo machuca todas as outras pessoas que estavam nas trincheiras com você. Há tantas maneiras melhores de canalizar essa raiva...".
A Naughty Dog então divulgava uma declaração para os jogadores após a publicação dos vídeos, mas não chegava a comentar sobre a possível origem do vazamento: “Sabemos que os últimos dias foram incrivelmente difíceis para você. Sentimos o mesmo. É decepcionante ver a publicação e compartilhamento de cenas do desenvolvimento pré-lançamento. Faça o melhor que puder para evitar spoilers, e pedimos que você não compartilhe eles com os outros. The Last of Us: Part II estará em suas mãos em breve. Não importa o que você viu ou ouviu, a experiência final vai valer a pena.”

E Agora?
A longo prazo, acredito que o vazamento terá um impacto gigantesco dentro do estúdio e, quem sabe, sirva de exemplo para todo o mercado de games. É improvável que o vazamento prejudique as vendas do jogo de maneira significativa -- afinal, The Last of Us Part II continua sendo um dos lançamentos mais aguardados do ano. Mas para aqueles que se importam com surpresas, descobrir revelações importantes da história antes da hora gera danos irreparáveis nas expectativas -- e este desprazer é algo que eu não desejo a ninguém. E considerando a possibilidade do conteúdo ter sido vazado por um ex-funcionário -- e por mais questionável que seja este comportamento -- será que a situação pode, enfim, servir como o estopim para que a Naughty Dog evolua as condições para os funcionários,e mude enfim suas práticas trabalhistas? Ao menos é o que deveria ser feito,ao invés do estúdio ignorar severamente isso como fez em todas as outras vezes que alguma polêmica girava em torno dela.

Sim, vazamentos acontecem constantemente, quase que semanalmente, das mais variadas formas -- grande parte dos casos são acidentes, como listagens na Amazon que já viraram piada, ou fotos de merchandising que caíram nas mãos erradas antes do anúncio. Mas um vazamento do nível que o dito jogo recebeu,não é normal (e dificilmente foi um Zezinho da Pamonha de Reddit que o fez). Não foram rumores de fórum (e se levarmos em consideração que tudo pode ter acontecido por conta de um ex-funcionário consumido de raiva pelas políticas de crunch do estúdio),a situação fica definitivamente pior. E se for o caso, é bom que Naughty Dog reconsidere totalmente sua maneira como trata o desenvolvimento dos seus jogos, e as rotinas dos seus funcionários.

Você pode até argumentar que as vezes "sacrifícios são necessários", mas gostaria de saber se fosse você na mesma situação, se falaria a mesma coisa. E caso a Naughty Dog apenas ignore toda a situação, a bola de neve crescerá cada vez mais: até quando o estúdio continuará substituindo as demissões de desenvolvedores seniores por contratações de artistas menos experientes sem entender que o único jeito é, na realidade, alterar a cultura da empresa em si?
Como o próprio Jonathan Cooper pontuou, é compreensível que muitos devs que estão no começo das carreiras aceitem trabalhar em uma das empresas mais aclamadas do mundo, mesmo que as condições não sejam ideais. Ao mesmo tempo, a reputação da Naughty Dog tem afastado profissionais seniores, o que representa uma consequência negativa para o estúdio, já que a ausência de pessoas experientes pode afetar a maneira de lidar com prazos e desafios na produção de um Triple-A -- além disso, é saudável e coerente que os desenvolvedores no início de carreira sejam guiados por quem está no mercado há mais tempo. E em um mundo cujas pessoas estão cada vez mais atentas aos comportamentos e causas relacionadas a seus hobbies, lançar bons games não deve ser o suficiente. Você estaria de mente limpa ao saber que profissionais estão sofrendo (quem sabe até sendo hospitalizados) só para entregar o jogo perfeito nas suas mãos? Será que eu devo continuar jogando (e principalmente, comprando) os games do estúdio, apenas pra no fim, apoiar uma empresa que não está buscando soluções para acabar com o seu crunch abusivo?
No fim das contas, a resposta você mesmo dá. Afinal, como Schreier bem indicou, a produção de jogos envolve as vidas e os esforços de muitos desenvolvedores dedicados que, no final das contas, se mostram capazes de entregar verdadeiras obras de arte que são capazes de impactar permanentemente o mercado de games -- mérito que o primeiro The Last of Us carrega, inclusive. Logo, cabe a nós também cobrarmos as tais mudanças dentro do estúdio, e mostrarmos que estamos atentos com o que ela pelo jeito não está (e não é porque é um estúdio querido, e responsável por inegáveis ótimos jogos), que ela pode ser tão diferente nesse sentido de trabalho quanto qualquer estúdio que cultivou os próprios motivos para que todo mundo olhe torto pra ela, como por exemplo a EA.

E antes que você me diga que eu mesmo relatei que a Sony se pronunciou que "quem vazou isso não tinha nada a ver com ela (ou no caso aqui) principalmente com a Naughty Dog"....como eu comentei com o Marcílio:
Mesmo se o cara (ou os caras) que vazaram isso fossem mesmo relacionados a eles. Você acha MESMO que eles iriam divulgar que eram?

Por: Riptor

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