sexta-feira, 5 de junho de 2020

Bons Curtas sobre o Dia do Meio Ambiente

* Este post foi feito (com algumas modificações) com base em um do CinePop, que fez um artigo sobre isso. Acabei vendo então ele, e os curtas. Gostei, e decidi compartilhar com vocês. Espero que gostem



Caso você não lembre (ou saiba) o dia 5 de junho é conhecido por ser o Dia Mundial do Meio Ambiente. Um dia usado para homenagear aqueles que fazem o possível (e o impossível) para defender animais & ecossistemas ao redor do mundo. Seja ao criar uma ONG, um projeto social, fazendo política, doações, não jogando lixo nas ruas, reciclando, não comprando animais silvestres, e afins. É um daqueles dias que deve ser usado para reflexão.

E com isso em mente, aí vão 5 curtas animados que tem como foco, acima de tudo,essa mensagem: preserve o planeta, que não é só seu.

LEGO: Everything is NOT awesome (2014)

Na época em que o primeiro Uma Aventura Lego tinha acabado de se tornar um sucesso de crítica e bilheteria, a Greenpeace (organização não governamental ambiental) decidiu aproveitar o momento para fazer uma campanha com base nisso: a ideia foi usar os bonecos amarelos de Lego em um curta animado pedindo para que a marca não renovasse a sua parceria com a Shell (dona de uma plataforma petrolífera no Ártico),que estava causando problemas para o ecossistema da região.

A campanha durou cerca de três meses,  engajou mais de um milhão de pessoas pelo mundo,e terminou com a Lego não renovando com a petrolífera. Mas a campanha fez tanto sucesso, que diversas outras atividades com a Lego ocorreram após isso, o que só aumentou a exposição positiva da marca.

Dream (2016)

Criado para o Wildlife Conservation Film Festival de 2016, Dream é aquele típico curta que começa bonito,e termina de forma triste: o mesmo mostra diversos animais ameaçados de extinção pela atividade humana cantando (inicialmente felizes) ‘I Dreamed a Dream‘, de Os Miseráveis, até o momento em que são afetados diretamente pela caça ilegal e pela poluição, ao dialogarem perfeitamente com a letra da música. O curta acabou vencendo na época o prêmio de Melhor Vídeo Musical no festival espanhol ANIMAYO.



Rang-Tan (2018)

Narrado por Emma Thompson, esse curta (novamente da Greenpeace) foi feito com a ideia de alertar como a exploração do habitat natural dos Orangotangos na Indonésia vem afetando drasticamente seus números. O desmatamento ocorre no caso para a extração do Óleo de Palma (utilizado em diversos produtos como a Nutella),e que resulta na morte de cerca de 25 orangotangos por dia.

A própria Thompson,inclusive, é a embaixadora oficial contra essa exploração, tanto é que narrou o curta por isso. O mesmo, por sua vez, mostra uma garotinha que tem seu quarto invadido pelo bebê orangotango Rang-Tan, e logo se irrita com a presença do símio. Mas, depois de entender como ele foi parar lá, ela sai em defesa do mesmo (o curta acabou fazendo com que diversas empresas assinassem um pacto para que o Óleo de Palma não fosse mais utilizado) até 2020.



The Bitter Bond (2019)

No meu ver, o curta mais pesado dos 5 (não exatamente por uso de violência gráfica),mas simplesmente pelos atos que acontecem nele. O mesmo foi feita pela Born Free Foundation, e alerta para uma ação muito comum na África do Sul: a criação em cativeiro de leões. 

Esses criadouros costumam criar bebês leões para eles serem usados para tirarem fotos e brincarem com turistas (e dessa forma, os donos lucram com as fotos),ao domesticarem os animais. Mas quando eles crescem (e não podem mais ser usados para isso),os mesmos acabam sendo soltos em 
"centros profissionais", como é o caso do Leão do curta, que acaba um tempo depois disso reencontrando sua tratadora.

No entanto, o animal (que por crescer com a presença & carinho humano, não apresenta qualquer medo deles) acaba descobrindo da pior maneira os novos planos que a sua 'mãe' arranjou:


O vídeo ainda fala de uma petição, que está disponível na bio do vídeo, e que ainda está aberta (ela conta com quase 300 mil assinaturas).

& por fim: A Jornada das Tartarugas (2020)

Lançado no começo desse ano mesmo, esse curta foi feito graças à uma parceria entre a Greenpeace & a Aardman (famosa pelas suas animações em stop-motion), como A Fuga das Galinhas, Shaw o Carneiro e Wallace & Gromit. A versão abaixo é a dublada (mas quem procurar no YouTube será capaz de encontrar a versão legendada), que conta com um elenco formado por Helen Mirren, Jim Carter, David Harbour, Olivia Colman, Bella Ramsey, Ahir Shah e pela atriz brasileira Giovanna Lancellotti, que é embaixadora dos Oceanos do Greenpeace Brasil. 

O curta, como o nome sugere, conta a história de um grupo de Tartarugas-Marinhas que está fazendo uma típica viagem em família, até que começam a enfrentar ameaças como a destruição dos corais e a poluição marinha. Com isso em mente, a petição pela defesa dos oceanos está disponível para assinatura também na bio do vídeo:
Por: Riptor

Nenhum comentário:

Postar um comentário