quarta-feira, 1 de julho de 2020

Olha a treta


Não basta ser J.K., ter que dar um Rowling ladeira abaixo. Com suas posições polêmicas sobre mulheres trans, a autora de Harry Potter arranjou para a cabeça e agora não apenas com os próprios fãs, mas, pelo visto, com os Stephen King também.

Vamos à confusão.

Stephen King foi usado por J.K. Rowling como bom exemplo depois do autor falar sobre os direitos das mulheres. Ele retuitou uma frase utilizada pela autora, mas escrita originalmente pela ativista Andrea Dworkin:

"Andrea Dworkin escreveu: 'Homens geralmente reagem às palavras das mulheres - faladas ou escritas - como se fossem atos de violência; às vezes homens reagem às palavras das mulheres com violência'. Não é odioso para mulheres falar sobre suas próprias experiências, e elas não merecem ser punidas por fazerem isso".

Após isso, Rowling fez um novo tweet elogiando o criador de IT:

"Eu sempre reverenciei Stephen King, mas hoje meu amor atingiu - talvez não o nível de Annie Wilkes - mas novos níveis. É tão mais fácil para homens ignorarem questões femininas, ou diminuí-las, mas não vou esquecer os homens que se posicionaram quando não era preciso. Obrigada, Stephen".

Ao ser cobrado por um posicionamento sobre direito das mulheres trans, algo que Rowling se coloca veementemente contra, King foi enfático:

"Sim. Mulheres trans são mulheres"




Pouco tempo depois, Rowling apagou seu elogio a King. Causando alvoroço entre os fãs e indignação, sendo, mais uma vez, chamada de transfóbica. 

A autora, por hábito, entra em choque com fãs e a comunidade LGBTQ+ devido ao seu posicionamento contra direito de pessoas trans, inclusive em seu reconhecimento social com o sexo ao qual se identifica. Isso gera atritos não apenas com seus fãs, mas também funcionários de editoras e atores que interpretaram seus personagens na franquia Harry Potter, em especial Daniel Hadcliffe, o protagonista da franquia, que já afirmou que "mulheres trans são mulheres".

Fonte: Omelete 




Nenhum comentário:

Postar um comentário