segunda-feira, 21 de setembro de 2020

Microsoft adquire a ZeniMax Media, Dona da Bethesda

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A Microsoft já quis começar a semana realmente em grande estilo: isso porque a dona do Xbox revelou nesta segunda-feira (21) a aquisição da ZeniMax Media, conglomerado dono simplesmente da Bethesda Softworks. Com isso, uma das maiores desenvolvedoras de games da atualidade passa a fazer parte da Xbox Game Studios, ao trazer consigo todas as suas subsidiárias.

Com isso, a Xbox agora é dona também da Bethesda Softworks (The Elder Scrols V: Skyrim; Fallout 4), id Software (Doom), ZeniMax Online Studios (The Elder Scrolls Online), Arkane Studios (Dishonored), MachineGames (Wolfenstein: The New Order), Tango Gameworks (The Evil Within), Alpha Dog (estúdio de jogos mobile) e Roundhouse Studios, formada por ex-desenvolvedores da Human Head Studios (antiga desenvolvedora de Prey). A Microsoft agora conta, assim, com 23 estúdios firsty-party.
"Os jogos da Bethesda sempre tiveram um lugar especial no Xbox, e nos corações de milhões de jogadores em todo o mundo. Nossas equipes têm uma história estreita e histórica de trabalho em conjunto, desde o incrível primeiro DOOM e seu motor id Tech inovando jogos em PCs, até o dia em que a Bethesda trouxe seu primeiro jogo de console para o Xbox original, com o inovador The Elder Scrolls III: Morrowind", escreveu Phil Spencer, chefe da divisão Xbox, em comunicado. "Ao longo dos anos, tive muitas conversas profundas com os líderes criativos da Bethesda sobre o futuro dos jogos, e há muito compartilhamos visões semelhantes sobre as oportunidades para os criadores e seus jogos alcançarem mais jogadores de mais maneiras", completou. Ainda segundo Spencer, a aquisição trará mais franquias icônicas da Bethesda para o Xbox Game Pass de console e PC, além de títulos ainda não anunciados (todos os novos jogos da Bethesda inclusive também serão incluídos no Game Pass no dia do lançamento).
Enquanto isso, em um post no site oficial da Bethesda, Todd Howard, diretor e produtor executivo da Bethesda Game Studios, também comentou sobre a aquisição, destacando que a longa história de parceria entre a Bethesda e Microsoft foi uma das motivações para a compra:

"Assim como nossa parceria original, esta é sobre mais do que um sistema ou uma tela. Compartilhamos uma profunda crença no poder fundamental dos jogos, em sua capacidade de conectar, fortalecer e trazer alegria. Além da convicção de que devemos levar isso a todos - independentemente de quem você seja, de onde more ou do que jogue. Independentemente do tamanho da tela, do controle ou de sua capacidade de usar um", escreveu. "Não podemos pensar em um grupo melhor de pessoas para fazer isso do que aquelas na Xbox. Temos amizades que remontam àqueles dias originais. De Phil a seus líderes seniores e suporte ao desenvolvedor, eles não só falam em colocar os jogadores em primeiro lugar, como vivem isso com paixão", pontuou Howard. Em uma postagem paralela, Pete Hines, vice-presidente de relações públicas e marketing da Bethesda Softworks, também exaltou a proximidade entre as duas companhias como motor da decisão, e afirmou que isso deverá trazer ainda mais recursos para a Bethesda continuar trabalhando em novos jogos no futuro:
"Então, por que a mudança? Porque ela nos permite fazer jogos ainda melhores daqui para frente. A Microsoft é um parceiro incrível e oferece acesso a recursos que nos tornarão melhores editores e desenvolvedores. Acreditamos que isso significa melhores jogos para você jogar. Simplificando - acreditamos que a mudança é uma parte importante para melhorar. Acreditamos em nos esforçar para sermos melhores. Inovar. Crescer", escreveu.

Hines, no entanto, destaca que a empresa continuará sendo a "Bethesda", o que significa que continuará trabalhando nos mesmo jogos em que está trabalhando e que "estes jogos serão publicados por nós". Por fim, segundo a apuração de Jason Schreier, jornalista da Bloomberg, a aquisição foi negociada na base de um valor de US$ 7,5 bilhões (a maior aquisição da história na indústria dos games), e três vezes superior ao que a Microsoft pagou pela aquisição da Mojang Studios, produtora de Minecraft, em 2014.

Por: Riptor

Fonte: The Enemy

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