& Algo Bem Mais Antigo
Conforme relatado aqui, no fim de setembro a CD Projekt RED revelava que os funcionários do estúdio teriam de trabalhar horas extras obrigatórias para terminar o desenvolvimento de Cyberpunk 2077, quebrando assim a promessa feita no ano anterior de impedir os efeitos do famigerado "crunch". E agora, em uma conversa no Reddit, um suposto funcionário da companhia deu maiores detalhes sobre o que seriam realmente os problemas da cultura de trabalho da desenvolvedora (e que em alguns casos), o ritmo de trabalho extenso estaria acontecendo na verdade desde 2019.
A mensagem responde uma thread citando o jornalista Jason Schreier, da Bloomberg, e dizendo que uma conversa que a gerência disse ter ocorrido entre ela e desenvolvedores para discutir as possibilidades de atrasar o jogo novamente ou começar o ciclo de trabalho de 6 dias por semana nunca aconteceu: "Não só esta conversa nunca aconteceu, como é apenas a última ds uma longa lista de comportamento tóxico por parte da chefia em relação a nós desenvolvedores", escreveu o suposto funcionário. "Em primeiro lugar, posso confirmar que esta conversa nunca aconteceu. Aliás, os desenvolvedores têm feito crunch sem parar desde maio de 2019, quando a gerência percebeu: 'Merda precisamos fazer mesmo o jogo, devemos correr'", continuou. "Leve em conta que mal tínhamos saído do Alfa naquele ponto, e com todos [os desenvolvedores] apontando que era impossível fazer o jogo completo QUASE do início em um ano."
"Falando a verdade, as pessoas estavam temendo a inevitável marcha da morte de 2 anos desde muito antes do crunch começar, porque eles sabem como rola lá: os de cima ficam de bobeira na pré-produção por eras, e daí aceleram o ritmo de todo mundo e colocam eles para trabalhar até esmiuçar o osso para compensar o tempo perdido. E nenhuma delas estava ansiosa para isso."
O suposto desenvolvedor ainda diz que, nesta fase inicial, a chefia dizia que "não havia plano B" caso a equipe não atingisse as metas até dezembro, e que só depois deste primeiro ano de crunch é que houve a decisão de adiar o jogo, primeiro para setembro, e posteriormente para novembro deste ano. A mensagem também cita a falta de comunicação entre gerência e a equipe desenvolvimento:
"Descobrimos ambas as vezes NO TWITTER e em outras [mídias] sociais que o jogo foi adiado, juntamente com uma mensagem de Adam [Badowski, chefe do estúdio] algumas horas depois", declara. "A mesma coisa com o anúncio que o jogo entrou em Gold, e assim como foi em qualquer outro anúncio deles desde junho de 2019."
O texto também diz que muitas pessoas trabalham no estúdio 16 horas por dia desde junho do ano passado, e alguns fazem isso até desde 2018: "Toda vez que isso era levantado, você recebia o típico discurso copia e cola sobre como 'somos guiados por paixão, que somos rebeldes, e que isto não é para todo mundo, e todos estes slogans copiados', o que era um jeito 'legal' deles dizerem: 'Não temos ideia do que estamos fazendo, mais temos dinheiro infinito e consertamos tudo com mais crunch. Crunch resolve tudo' "
A mensagem diz assim que isso é um problema cultural da própria CD Projekt RED, já que os gerentes e chefia do estúdio estariam desconectados do desenvolvimento, enquanto que diretores e líderes de Varsóvia "são as pessoas que fizeram esta merda por [The Witcher 3], que sobreviveram a este inferno, e que parecem estar OK com isso." "Afinal de contas, a maioria dos desenvolvedores ganham um bônus anual que é uma ninharia, enquanto os superiores recebem centenas de milhares de zloty em bônus (em euro/dólar eles ainda recebem MUITO) então está tudo bem."
Por fim, posteriormente o próprio Jason Schreier publicou a mensagem do desenvolvedor em seu Twitter, entrando em contato para confirmar sua identidade, e até publicando uma declaração extra:
"'Eu pessoalmente adorava trabalhar aqui até eles decidirem que a única forma de terminar o jogo seria fazendo a marcha da morte', esta pessoa me contou", diz o tweet de Schreier. "Eu ouvi este sentimento de algumas pessoas. (Também ouvi sendo dito sobre a Naughty Dog e algumas outras companhias de games)"
Por: Riptor
Fonte: The Enemy
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