Conforme relatado pela Variety, o veterano roteirista-produtor Ken Spears (co-criador do adorado Scooby-Doo) morreu na última sexta-feira (6/11) aos 82 anos, devido a complicações relacionadas à demência corporal de Lewy. “Ken será para sempre lembrado por sua inteligência, sua narrativa, sua lealdade à família e sua forte ética de trabalho”, declarou seu filho, Kevin Spears. “Ele não deixou só uma impressão duradoura em sua família, mas tocou a vida de muitos como co-criador de Scooby-Doo. Ken foi um modelo para nós ao longo de sua vida, e ele continuará a viver em nossos corações”.
Nascido Charles Kenneth Spears em 12 de março de 1938, o artista cresceu em Los Angeles, onde se tornou amigo do filho do produtor de animação William Hanna (Spears seria posteriormente contratado na própria empresa de Hanna, a famosa Hanna-Barbera Productions) em 1959, como editor de som. E enquanto trabalhava no departamento, conheceu então Joe Ruby, e com os dois iniciando assim uma parceria frutífera como autores de diversas histórias de desenhos clássicos.
Juntos, eles escreveram assim episódios e criaram muitos personagens para a Hanna-Barbera, Sid e Marty Krofft Television Productions, e para a DePatie-Freleng Enterprises. Com isso, além do próprio Scooby, Spears e Ruby criaram assim (por exemplo) Dinamite, o Bionicão, o Capitão Caverna e Tutubarão para a Hanna-Barbera, além de Os Caretas, Os Cometas e “Missão Quase Imprevisível” para a DePatie-Freleng. Spears também foi, ainda, consultor da adaptação animada de Planeta dos Macacos, que virou um desenho cultuado pelos fãs dos filmes em 1974.
Os desenhos da dupla fizeram tanto sucesso, que foi aí que Fred Silverman, presidente de programação infantil da CBS, contratou os 2 no início dos anos 70 para supervisionar a programação infantil das manhãs de sábado do canal, e quando Silverman se mudou para a ABC, levou-os juntos. Em 1977, ambos criaram seu próprio estúdio, a Ruby-Spears Productions, pelo qual produziram várias séries de animação, incluindo “Superman”, Alvin e os Esquilos, Bicudo, o Lobisomem, Mister T, O Homem Elástico e Thundarr, o Bárbaro, entre outros. Em 1981, a Ruby-Spears Productions foi então comprada pela Taft Entertainment (empresa-mãe da Hanna-Barbera) e 10 anos depois, todo o seu catálogo foi vendido, junto com a Hanna-Barbera, para a Turner Broadcasting, atualmente integrante do grupo WarnerMedia.
A irônia infeliz, é que também esse ano, o parceiro de Spear (o próprio Joe Ruby) faleceu pouco mais de 2 meses antes, aos 87 anos. No caso, ele faleceu de causas naturais.
Por: Riptor
Fonte: Pipoca Moderna
Nenhum comentário:
Postar um comentário