segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

Vá em Paz


David Giler, produtor e roteirista de filmes de grande sucesso nos anos 70 e 80, infelizmente morreu aos 77 anos no último sábado (19), em sua casa em Bangkok, de câncer. “Se você conhecia David, sabia que ele era especial”, disse o diretor Walter Hill, que foi seu parceiro de longa data. “A magia de sua personalidade é difícil de descrever: engraçada, raivosa, extremamente culta, extremamente lida. Tive o privilégio de escrever e produzir com ele e, mais importante, de ter sua amizade íntima e profunda por quase 50 anos.”


Giler começou sua carreira escrevendo episódios de séries dos anos 60, como “A Lei de Burke”, “O Agente da UNCLE” (sim, se você não sabe existia uma série antes daquele filme) e “A Garota da UNCLE”, e foi estrear no cinema em 1970 com “Homem e Mulher Até Certo Ponto” (Myra Breckinridge), um dos filmes mais polêmicos de sua época, em que Rachel Welch vivia uma transexual determinada a ensinar submissão aos executivos de Hollywood. O filme fracassou nas bilheterias, mas por outro lado, rendeu uma amizade entre o roteirista e o escritor da obra original, Gore Vidal. Ele nem teve muito tempo para amargar o fracasso na verdade, porque em seguida já escreveu o thriller político “A Trama” (The Parallax View, 1974), dirigido por Alan J. Pakula e estrelado por Warren Beatty, e as comédias “Adivinhe Quem vem Roubar” (Fun With Dick And Jane, 1977), com Jane Fonda e George Segal, e “Um Dia a Casa Cai” (The Money Pit, 1986), um dos primeiros sucessos de Tom Hanks.

Os três filmes marcaram época, mas no meio das duas comédias, Giler lançou outro título ainda mais famoso, e que iniciou sua parceria com Walter Hill, via fundação da produtora Brandywine Productions – que virou basicamente a produtora de uma única franquia: Alien- O Oitavo Passageiro, que Giler ajudou a conceber. Uma disputa legal com o escritor Dan O’Bannon fez com que este recebesse os créditos exclusivos do roteiro original, mas Giler foi reconhecido como autor dos roteiros das sequências seguintes, o excepcional Aliens: O Resgate (1986) e Alien 3 (1992). Ele continuou envolvido como produtor da franquia até o lançamento mais recente (Alien: Covenant), em 2017.

Giler também escreveu o intenso thriller “O Confronto Final” (Southern Confort, 1981), um dos melhores filmes dirigidos por seu sócio Walter Hill. Mas depois de trabalhar, sem receber créditos, na história de Um Tira da Pesada 2 (1987), ele e Hill se voltaram para a televisão, onde produziram a icônica série Contos da Cripta (Tales from the Crypt, 1989-1996), um dos primeiros sucessos da HBO. Eles também produziram as adaptações cinematográficas da série “Os Demônios da Noite” (1995) e “O Bordel de Sangue” (1996).


O último roteiro escrito por Giler foi um thriller dirigido pelo seu velho parceiro Hill: “O Imbatível” (Undisputed, 2002), com Wesley Snipes.


Por: Riptor

Fonte: Pipoca Moderna

Nenhum comentário:

Postar um comentário