domingo, 3 de janeiro de 2021

Hitman | Square havia “Perdido a Fé” na Franquia, de acordo com Executivo

Houve um tempo que não era errado dizer que Hitman era uma das grandes franquias da Square Enix, ao lado de nomes como Tomb Raider e Final Fantasy. No entanto, a empresa já não parecia pensar assim desde que decidiu buscar compradores para sua então subsidiária (a IO Interactive, justamente a responsável pelo Agente 47) em 2017. 


A separação entre as empresas aconteceu ainda naquele ano, mas sem necesssidade de compradores: a IO concluira uma aquisição de gerenciamento, recuperando seu status independente (o estúdio foi fundado em 1998, tendo sido adquirido pela Square em 2004) e ainda por cima, manteve para si os direitos sobre Hitman. E agora, o chefe executivo da IO Interactive, Hakan Abrak, revelou o porquê, afinal, a Square abriu mão dos direitos de publicação da franquia.


Segundo o mesmo, a publisher tinha “perdido a fé” nos jogos protagonizados por 47, em razão do desempenho obtido com o game de 2016 (que vale lembrar) havia seguido um questionável modelo de venda por episódios, ao estilo dos jogos da Telltale mesmo. O game em si foi bem recebido, mas essa escolha de comércio definitivamente não caiu no gosto do público: 

"Tínhamos elaborado a estratégia Cavalo de Tróia que atraía as pessoas e, se elas gostassem, fariam o upgrade. Poderíamos conseguir volumes muito maiores no início e, com sorte, converter essas pessoas se gostassem do jogo. No entanto, o ceticismo e as perguntas ‘O que é isso?’ ou ‘Isso é acesso antecipado de uma grande editora?’ fizeram que fossem registradas vendas historicamente baixas. E com o tempo, até mesmo nossa publisher e proprietária [Square Enix] havia perdido a fé naquela época"


Mas mesmo desacreditada pela sua então proprietária, a franquia deixou claro pouco tempo depois que o problema não seria com a mesma: já como um estúdio independente (e sobre distribuição dessa vez da Warner Games), a IO lançou em 2018 Hitman 2, já sem o questionável modelo por episódios, e que obteve assim não só críticas melhores, como vendas melhores. E nesse mês, eis que chegará a sua aguardada sequência, que também deverá servir como encerramento da trilogia iniciada com o jogo de 2016. "De certa forma, acho poético que a franquia HITMAN, em seu auge, tenha sido o começo para a IO Interactive como uma empresa independente", declarou por sua vez o diretor criativo Christian Elverdam.

Hitman III chega precisamente em 20 de janeiro para Xbox One, PlayStation 4, Xbox Series X/S, PlayStation 5, PC e Google Stadia. O jogo também terá uma versão "Cloud" (via cloud gaming, que requer uma conexão constante com a internet) para o Nintendo Switch.


Por: Riptor

Fonte: MeuPlayStation  

Nenhum comentário:

Postar um comentário