sábado, 20 de fevereiro de 2021

HA, Did you think you Would deceive Me?

 

O Post a Seguir contém SPOILERS, então se não viu, Leia por sua Conta & Risco


Já se adentrando em sua reta final, o 7° episódio de WandaVision realmente se escancarou na hora de fazer suas revelações, enquanto homenageava novamente (e pela última vez, provavelmente) sitcoms, agora no formato mockumentary, usado por seriados como Modern Family e The Office. E se as coisas já estavam ficando feias para Wanda, agora seu mundinho definitivamente também não é um lugar seguro. 

No capítulo, vemos Monica Rambeau adentrando mais uma vez no mundo de Westview para tentar alertar a protagonista de como suas ações estão sendo vistas pelo líder da S.W.O.R.D. E conforme já antecipado, essas ações reescreveram seu código genético, o que fez com que ela ganhasse, de fato, poderes (deixando a deixa para que ela possa se tornar de fato Fóton) em Capitã Marvel 2. Rambeau assim tenta confrontar Wanda para que ela retire a barreira que cobre a cidade, até ser interrompida por Agnes, que tenta “proteger” a Feiticeira Escarlate das declarações de Monica. 


Levada então à casa da "vizinha" (que estava cuidado anteriormente de Tommy e Billy), Wanda estranha justamente não ver os filhos ali (Agnes diz que eles "devem estar brincando no porão"), o que no fim das contas, era exatamente o que ela queria que ela achasse. Wanda desce até o porão, só para ver algo bizarro: uma passagem para o que parece ser um castelo envelhecido, com vários itens de magia e livros espalhados pelos cantos. E quando ela finalmente faz essa descoberta, é que temos a revelação.

Para a não surpresa de quem já especulava, Agnes (que surge das sombras, segurando seu coelho, o Senhor Scratchy), se revela como sendo de fato Agatha Harkness, ao questionar se Wanda achava mesmo ser a única “garota mágica” da cidade. Mais que isso: ao fim, podemos ver uma série de flashbacks que mostram como ela sempre esteve por trás de tudo que aconteceu ali. Ela influenciou a protagonista e Visão no 2° episódio (usou sua magia em Herb), inseriu o falso Pietro em seu joguinho, e claro, como uma boa filha daquilo, ela também matou o cãozinho Sparky. Tudo isso sendo revelado, falando nisso, ao som de uma música tema própria, que faria qualquer vilão clássico da Disney ficar com um sorriso maléfico  no rosto.


Mas quando você acha que terminaria ali, eis que a série enfim também usou a tão famosa (e esperada por qualquer fã do MCU) cena pós-créditos, no estilo tradicional dos filmes. A cena é rápida, mas podemos ver Monica abrindo as portas do porão, enquanto nota que o lugar está coberto de raízes estranhas. 

E é nesse momento que o Mercúrio Fake surge por trás dela falando: “Espionando? Que feio!”. A cena acaba quando Monica, assustada, se vira para ver Pietro, e vide a revelação de Agatha, ele não deve estar ali pra ajudar ninguém.


Mas pra fechar o post, vamos falar ainda do que novamente deve ser um ponto importante para se notar: o comercial do episódio, ainda mais com este tendo uma importante diferença para os outros, que tinham como princípio serem no geral bastante simbólicos aos traumas e tragédias vividos por Wanda. Mas aqui, ele pode estar mais relacionado ao futuro da personagem.

Na cena, temos a divulgação de um antidepressivo chamado de "Nexus", feito para pessoas que sentem que o mundo continuou sem elas, e que só desejam ficar sozinhas. O comercial afirma que o medicamento é “um antidepressivo único que funciona ancorando-o de volta à sua realidade – ou a qualquer realidade que escolha”. E, como é padrão em propagandas de remédios, há um breve aviso sobre os efeitos colaterais, embora eles não sejam nada típicos: é afirmado que ele pode levar a pessoa a “sentir seus sentimentos, confrontar suas verdades, tomar o seu destino, e possivelmente mais depressão”. Como se isso não fosse sugestivo o bastante, o nome do medicamento vai além, uma vez que pode se referir a um importante elemento presente nos quadrinhos, e que poderia ser bastante significativos dentro do contexto da série: o próprio Nexo de Todas as Realidades.


Nas HQs, o Nexo é uma área onde todas as realidades se conectam, permitindo assim que feiticeiros poderosos as atravessem. Mais do que uma passagem ou um local, ele  tem um papel crucial em manter o equilíbrio entre as diversas realidades, pois caso o desequilíbrio ocorra, a estrutura entraria em colapso, e causando enorme destruição, uma vez que as realidades alternativas acabariam destruindo umas às outras. 

No próprio MCU, vale lembrar, a ideia da existência de um Nexo conectando diversas realidades já foi apresentada em Thor: O Mundo Sombrio, quando Erik Selvig apresenta uma explicação sobre o multiverso, ao utilizar um quadro que conta com diversas informações (algumas de ciência real), e outras retiradas dos quadrinhos, o que inclui uma referência ao Nexo.

Ironicamente, mais evidências da existência de um Nexo de realidades também aparecem em Thor: Ragnarok, já que o filme mostra que o planeta de Sakaar existe em meio a uma rede instável de portais, além de apresentar uma referência ao Homem-Coisa na torre do Grão-Mestre. Nos quadrinhos, o personagem é justamente o responsável por proteger o Nexo, mantendo assim as realidades em equilíbrio. E se você reparar na própria estrutura do comercial, bem como o que é dito nele, se sugere que isso seria algo fora da própria Wanda, e do qual ela fez uso. 


Desse modo, a personagem poderia ter utilizado o poder do Nexo para criar sua realidade em Westview, embora a dúvida permaneça em relação a como ela adquiriu o conhecimento necessário para fazer isso. O Nexus também poderia se referir ao Seres Nexus, do qual a própria Wanda faz parte nos quadrinhos (os mesmos são entidades individuais raras com a capacidade de afetar o multiverso), o que faz com que eles acabem sendo vigiados por forças cósmicas como a TVA, agência que será apresentada em Loki. O próprio Kang, o Conquistador, que será apresentado no MCU em Homem-Formiga 3, é enquadrado como um. 


Por: Riptor

Fonte: Legião dos Heróis; O Vício 

Nenhum comentário:

Postar um comentário