segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

Polêmicas

 



O sistema "Nemesis" da série Terra-Média (feita pela Monolith Productions, estúdio da Warner Bros Games), havia sido patenteado oficialmente pela empresa desde 2016, como observou o site JUSTIA Patents. A informação foi descoberta pelo canal do YouTube Game Maker’s Toolkit, que destrinchou tudo sobre o modelo de gameplay.


Se por acaso não conhece, o sistema Nemesis foi criado em Terra-Média: Sombras de Mordor (2014), e basicamente é uma mecânica que permite que os inimigos do jogo se adaptem conforme eles ganham (ou perdem) para o protagonista. Dessa maneira, eles evoluem junto com o jogador, tornando o mundo do game “mais vivo”. É uma mecânica que, segundo o canal, muitas outras desenvolvedoras já quiseram implementar, mas ficaram preocupadas com uma possível ação legal por parte da Warner. Tanto é que o sistema mais parecido com isso foi apenas em Assassin’s Creed Odyssey (2018), envolvendo mercenários (e apesar de elogiado, ele não foi mantido para Valhalla), e não se sabe se o motivo teria sido por conta da patente.

Game Maker’s Toolkit diz também que a WB Games pretende introduzir o sistema em outros jogos da empresa, ainda que não tenha sido  revelado quais poderiam receber o modelo (Gotham Knights, Hogwarts Legacy, Suicide Squad: Kill the Justice League seriam possíveis opções), além de outros projetos ainda não anunciados. E após descobrirem que esse sistema é patenteado, alguns devs deixaram claro que ficaram bem infelizes com a informação, como por exemplo Josh Sawyer, da Obsidian Entertainment. 


Ele acredita que nenhuma empresa deveria “proteger legalmente” uma mecânica de gameplay: 


"De alguma forma, eu perdi algo, porque que a WB patenteou um sistema de gameplay inteiro. Que monte de me***. Se você pega o design de alguém e faz uma versão melhor dele, você deve ganhar um troféu e um triunfo pelas ruas e as pessoas que fizeram a versão anterior devem aplaudir você e dizer, ‘uau, isso foi muito legal, eu deveria tentar fazer algo do tipo no futuro’. Eu pessoalmente não, mas isso realmente me faz querer fazer uma variante de Nemesis, porque isso [proteger legalmente a mecânica] é muito estúpido. Se algum dia eu tentar proteger legalmente uma mecânica de jogo como essa, espero ser executado pelos barcos persas antes de eu conseguir!" 


Da mesma forma, fãs também ficaram insatisfeitos, uma vez que gostariam de ver a mecânica implementado em títulos de outros estúdios, de formas diferentes: "Este sistema Nemesis poderia ser um ótimo sistema para um jogo de super-herói personalizado. Imagine quantos supervilões você enfrenta e tenta dominar, ou mesmo que tenta formar uma aliança com o passar do tempo?";  "Eu realmente quero que isso aconteça, eu amei o sistema Nemesis. Até a versão diluída da Ubisoft feita para AC Odyssey foi ótima". 


A Warner não se pronunciou até o momento sobre isso.


Por: Riptor

Fonte: MeuPlayStation 

Nenhum comentário:

Postar um comentário