E com isso, a polêmica Nowlans vs Legendary começa
Parece que os ambiciosos planos da Legendary envolvendo o clássico herói Buck Rogers não devem ser mais os únicos em Hollywood. Conforme já relatado aqui, as primeiras informações sobre o planejamento da empresa para o personagem vieram em outubro (via THR), onde a Legendary adquiriu os direitos do mesmo para desenvolver filmes, séries e até desenhos animados, e com a produção desses projetos estando a cargo de Don Murphy (Bumblebee) e Susan Montford (Gigantes de Aço).
Já em dezembro, Brian K. Vaughan (Fugitivos) fora contratado para desenvolver o roteiro da nova série sobre o herói espacial (e no final do último mês), foi relatado o envolvimento de George Clooney no projeto, como produtor, e potencialmente também como protagonista não apenas da dita série, como de todos esses projetos que estão nos planos da Legendary. Mas ainda ontem (2), foi informado que o personagem agora deve voltar aos holofotes também através de outro estúdio, vide que a Skydance também está trabalhando em sua própria versão do herói (via The Hollywood Reporter).
Conforme até falado também aqui, Buck Rogers apareceu pela primeira vez na história "Armageddon 2419”, em 1928 (ele era chamado na ocasião de Anthony Rogers), e sendo reformulado para Buck Rogers já no ano seguinte. Os direitos autorais dessa obra em particular não foram renovados na década de 50, e hoje qualquer pessoa é livre para adaptar essa história.
Com isso em mente, a família do criador do herói, Philip Francis Nowlan (envolvidos em litígios ao longo dos anos), reivindicam os direitos de histórias em quadrinhos posteriores do personagem - quando justamente ele ficou conhecido como Buck Rogers - bem como de marcas registradas. E ainda que haja trabalhos de Nowlan à muito tempo em domínio público, deixando assim possível ver versões diferentes do personagem vindo de vários estúdios (vide Sherlock Holmes) novamente existe a possibilidade de intriga jurídica, já que os Nowlans já enviaram uma carta de cessar-e-desistir para a Legendary mencionando seu novo acordo com a Skydance, que envolveria justamente Buck. O advogado do espólio avisou o estúdio que avançar com um projeto de Buck Rogers constituiria "calúnia de titularidade dos direitos", e com o dito cujo insistindo que Buck Rogers "não era de domínio público", pois "Buck não está em Armageddon 2419, e com Anthony sendo um personagem diferente."
Isso, no entanto, não tem sido a tradição em torno da gênese de Buck Rogers, já que como dito aqui, praticamente Buck Rogers e Anthony Rogers são o mesmo personagem. E a Legendary já deixou claro que está nem aí pra isso: "Asseguramos os direitos que precisamos para prosseguir com nosso projeto, e a empresa não fará mais comentários sobre essas reivindicações infundadas. Essa mesma parte vem reivindicando há anos que têm direitos sobre os quais não têm, e têm tentado inibir projetos com base em direitos que eles não controlam legalmente".
Por: Riptor
Fonte: The Hollywood Reporter
Nenhum comentário:
Postar um comentário