Mas já não era Rentável
Não é novidade que bem antes de ficar famosa por mega-produções cinematográficas em formato de games (vide Uncharted e The Last of Us), a Naughty Dog fez seu nome com o público graças à Crash Bandicoot. O carismático marsupial se tornou praticamente o mascote não-oficial do PlayStation 1 (e não seria exagero dizer que mesmo que nunca tenha sido uma franquia da Sony propriamente), foi o mais próximo que a empresa teve de um personagem que pudesse bater mesmo de frente com Mario.
Com isso, a Naughty Dog produziu ao todo, de 1996 à 1999, 4 jogos de Crash (sendo o último um spin-off de kart), na forma de Crash Team Racing. Mas se dependesse do estúdio, eles gostariam de ter feito mais (se não fosse sua relação com a Universal Interactive), detentora dos direitos do personagem nos anos 90, que impediu que mais games da franquia fossem criados pelo estúdio. Isso ficou explícito logo após o lançamento de Crash Team Racing, já que devs relataram que havia um "ambiente meio hostil" por parte da publisher.
E em entrevista ao GamesRadar, Jason Rubin (co-fundador da desenvolvedora) acabou relembrando sobre isso, enquanto comentava sobre o making of do primeiro Jak & Daxter, franquia que o estúdio acabou criando após essa relação conturbada:
"Nosso relacionamento com a Universal chegou em um ponto que não permitiu realmente que fizéssemos mais nada de Crash. Por mais que a gente amasse a franquia, e ainda mais trabalhar com a Sony, já não era bom financeiramente. A Universal era dona da IP, e o ambiente era bem hostil e brutal para os nossos desenvolvedores"
O final feliz (ao menos para a Naughty Dog) se deu após um convite da Sony, para os executivos da empresa passarem dois dias no Japão, com direito a uma refeição de negócios. A reunião terminou com a desenvolvedora fazendo assim (a partir de 2001) parte dos estúdios firsty-party da PlayStation. Crash, por outro lado, também seguiu seus trilhos, mas aos trancos e barrancos: a Universal Interactive (que mais tarde ficaria conhecida como Vivendi Games) nunca conseguiu engatar na franquia o mesmo prestígio que teve na Era PS1, e em 2007, ela foi parar nas mãos da Activision, quando a Vivendi se fundiu com a empresa.
A série ficou então na geladeira por um longo período desde o lançamento de Crash: Mind Over Mutant (em 2008), e recebendo um tempo depois apenas jogos menores para mobile em 2009, & 2010. Felizmente, as coisas enfim engataram novamente em 2017, com o lançamento de Crash Bandicoot N. Sane Trilogy (coletânea de remasterizações da trilogia original), feita pela Vicarious Visions, e com Crash Team Racing Nitro-Fueled, remasterização do Team Racing original lançada em 2019, e que foi feita pela Beenox. Além, é claro, do de fato inédito Crash Bandicoot 4: It's About Time no ano passado (desenvolvido pela Toys for Bob), e que também se mostrou um grande sucesso.
Por: Riptor
Fonte: MeuPlayStation
Nenhum comentário:
Postar um comentário