quarta-feira, 12 de maio de 2021

Marvel pode ter Problemas para Conseguir que Shang-Chi & Eternos entrem no Mercado Chinês

 


Atualmente o maior país em bilheteria do mundo (e muito importante para blockbusters), a China pode acabar oferecendo dificuldades para a Marvel Studios, quanto à 2 de seus próximos filmes: Shang-Chi, e Eternos. Isso porque ambos podem enfrentar uma dura batalha judicial para serem exibidos nos cinemas do país, de acordo com um recente relatório da mídia estatal chinesa. Algo, que acrescentaria mais lenha na fogueira nos rumores que envolvem um "muro" entre o setor criativo norte-americano, e a aceitação dos chineses. 


Com base nisso, o CCTV6 China Movie Channel exibiu recentemente uma lista das datas de lançamento dos projetos programados pela Marvel para a Fase 4, mas que acabou deixando justamente Shang e Eternos de fora, sem explicação. Apesar de parecer pequena, a omissão pode reforçar as informações de que a mídia chinesa estaria agindo sob a jurisdição do  departamento de propaganda da China, que é quem dá a palavra final sobre as aprovações. O país não opera um mercado livre de cinema, já que todos os filmes estrangeiros precisam receber a aprovação do governo, e ainda passar por uma habitual política de censura, caso seja decidido que é necessário. 

No caso dos 2 filmes daqui, ambos têm conexão direta com a China: Shang-Chi marcará a estreia do 1° super-herói asiático do MCU, interpretado por Simu Liu (que nasceu na China), ao lado de Tony Leung e Michelle Yeoh, ambos nomes já conhecidos do país. Já Eternos é o primeiro filme da Marvel Studios dirigido por uma "mulher de cor" - como os norte-americanos costumam chamar as pessoas de etnias diferentes - na forma de Chloé Zhao, que também nasceu na China. No caso de Shang-Chi, o filme é o que pode enfrentar maiores problemas, sobretudo por causa do próprio Mandarim, interpretado por Leung.


Como se sabe, a Marvel fez uma alteração quanto ao pai de Shang (que originalmente nos quadrinhos, era Fu Manchu) personagem que acabou se tornando um grande estereótipo racista. Com isso, o próprio Mandarim foi colocado em seu lugar (o público chinês aparentemente ainda desconhece essas mudanças), ou mesmo acreditam que a Marvel estaria "tentando engana-los", apenas ao mudar o nome do vilão. Outra reclamação constante em redes sociais chinesas, envolve a própria aparência do elenco: para parte do publico, o filme supostamente promove uma "discriminação contra a aparência das pessoas da China", e "não atende os padrões de beleza das estrelas do cinema local".

E no caso de Eternos, o problema iria justamente para a própria Chloé Zhao. Após ter se tornado a primeira chinesa a vencer o Globo de Ouro de Melhor Direção (algo que foi celebrado nas redes sociais chinesas, com a mesma recebendo até homenagem da mídia estatal oficial) e com o próprio Nomadland sendo aprovado para exibição nos cinemas locais em 23 de abril, a consagração logo levou alguns a questionarem se ela "era realmente chinesa", e por qual motivo ela morava nos EUA. Com isso, blogueiros logo encontraram uma entrevista da cineasta, que nasceu em Pequim, à Filmmaker Magazine em 2013, onde ela descreveu sua criação na China como "um lugar onde há mentiras por toda parte".


A revista já tinha deletado essa entrevista de seu site em meados de fevereiro, dias antes do anúncio da data de lançamento de Nomadland na China, sem maiores explicações (mas os mais fanáticos do Partido Comunista da China), encontraram os rastros da declaração, e não perdoaram a mesma. Poucos dias após isso, já não era mais possível encontrar menções ao nome da diretora, ou mesmo à Nomadland (cuja sua data de lançamento no país simplesmente sumiu) na internet chinesa. A própria cerimônia do Oscar (onde Zhao levou o prêmio principal), nem chegou a ser transmitida no país, aparentemente em parte justamente pelo favoritismo da mesma na premiação, que realmente se realizou.


De qualquer forma, lembrem-se: até o presente momento em que este post foi publicado, nenhum dos 2 filmes foram, de fato, censurados no país. A única coisa observada por sites e afins, foi justamente a estranha falta de ambos em divulgações, mas uma informação oficial mesmo, ainda não foi divulgada.  


Por: Riptor

Fonte: Diário24H

Nenhum comentário:

Postar um comentário