Em comunicado oficial, a Universidade de Ritsumeikan confirmou que Masayuki Uemura, que foi o principal arquiteto do Famicom (NES) e do Super Famicon (SNES), morreu aos 78 anos, na última segunda-feira (6). O mesmo se tornou diretor de estudos de jogos na mencionada universidade, desde que se aposentou da Nintendo em 2004.
Originalmente, Uemura trabalhou na Sharp, onde vendia tecnologia fotocélula para várias empresas, incluindo a própria Nintendo, onde começou a trabalhar em 1971. Mas as coisas mudariam em 1981, com uma ligação de seu chefe: “O presidente Yamauchi me disse para fazer um sistema de videogame, um que pudesse utilizar cartuchos. Ele sempre gostou de me ligar depois de ter bebido um pouco, então não pensei muito nisso. Eu só disse, ‘Claro, chefe’, e desliguei. Foi só na manhã seguinte, quando ele veio até mim, sóbrio, e disse: ‘Aquela coisa que conversamos – você está dentro?’, que me ocorreu: o assunto era sério", declarou o mesmo em uma entrevista publicada no ano passado, pela Kotaku.
Uemura acabaria assim começando a trabalhar no que se tornaria o Famicom — posteriormente conhecido como Nintendo Entertainment System, ou simplesmente, o 'Nintendinho'. O console se tornou um fenômeno global, ao vender mais de 60 milhões de cópias pelo mundo.
Por: Riptor
Fonte: O Vício
Nenhum comentário:
Postar um comentário