terça-feira, 4 de janeiro de 2022

Eis uma Possível Resposta para Você, Ice

 


Especialmente nos últimos tempos graças a produtos promocionais e de merchandising, a aparição de Shuma-Gorath em 'Doutor Estranho no Multiverso da Loucura‘ soa praticamente certa, apesar de ainda haver uma grande dúvida de muitos quanto à um detalhe importante. Isso porque o personagem em todas as vezes onde pôde ser vistos nessas ocasiões, era intitulado de 'Gargantos' (nome este que nos quadrinhos pertence a uma criatura marinha) com ligações com Namor. Mas pode ser que haja uma explicação bastante simples para isso.

Isso porque através do fórum R/MarvelStudiosSpoilers‎‎ (responsáveis por um bom histórico de vazamentos anteriormente) o usuário '/Pomojema_SWNN' citou que o termo "Shuma-Gorath" apareceu pela primeira vez em 1967, em um conto de Robert E. Howard intitulado 'A Maldição da Caveira Dourada'. Na história, o termo faz parte da maldição de um mágico que apresenta Kull o Conquistador (uma criação de Howard) antes dele ter concebido o próprio Conan, que Shuma já chegou a lidar e marcar presença em suas histórias, quando a Marvel adquiriu os direitos do bárbaro. E embora Kull seja anterior a ele, é bem possível que os direitos de todas as histórias em que ele participa também não sejam de domínio público, o que justificaria o fato do nome Shuma-Gorath ter sido alterado. Em contrapartida, todo o resto do personagem está ali, e ele definitivamente não se parece em nada com Gargantos.

Portanto, é realmente possível que a Marvel tenha simplesmente pensado em evitar quaisquer possíveis problemas com direitos autorais, simplesmente dando a seu próprio Shuma-Gorath, um nome diferente (mesmo que o personagem em si) tenha sido criado na própria casa. Casos parecidos já aconteceram antes no MCU, como na franquia do Homem-Formiga (onde o mesmo viaja para o Microverso, conhecido como Reino Quântico nos filmes) devido ao fato do termo 'Microverso' estar vinculado à franquia dos Micronautas, uma propriedade da Hasbro; ou mesmo o próprio pai original de Shang-Chi nos quadrinhos, Fu Manchu (inspirado em um personagem de mesmo nome que surgiu na década de 30), que no filme do herói serviu apenas de inspiração para a criação de Wenwu. Não apenas pelo estúdio não ter os direitos do mesmo, mas também para evitar estereótipos negativos relacionados a ele. 


Por: Riptor 

Fonte: Twitter 

Nenhum comentário:

Postar um comentário