sexta-feira, 31 de março de 2023

Vou Fingir Grande Surpresa

 


Através de um anúncio aos seus membros feito ainda ontem, ESA (Entertainment Software Association) e ReedPOP anunciaram que a edição deste ano da E3 foi oficialmente cancelada. O evento seria realizado entre 13 a 16 de junho no Centro de Convenções de Los Angeles, sendo seu quarto ano de ausência quanto à um formato presencial.


Fontes consultadas pela IGN apontam que a organização enviou um e-mail aos seus membros, dizendo que “embora a E3 continue sendo um evento e uma marca amados, a edição deste ano simplesmente não atraiu o interesse necessário para executá-la de uma maneira que mostrasse o tamanho, a força e o impacto da indústria”. A notícia não chega a ser tão surpreendente, visto que já havia um clima de incerteza se o evento de fato iria ocorrer, com vários estúdios importantes da indústria, incluindo PlayStation, Xbox, Nintendo e Ubisoft, decidindo não participar da feira. A maioria realizará suas próprias apresentações digitais.


Mesmo que tenha se tornado com o tempo o palco mais famoso para anúncios de games desde sua criação em 1995, a E3 vem passando por um período conturbado. Em 2020, até por conta da pandemia, não houve E3. No ano seguinte, houve uma edição digital do evento, mas o sucesso não parece ter sido tão grande, já que em 2022, a E3 digital que estava programada foi cancelada. E, agora, em 2023, novamente, não haverá E3. A situação  também não é vista bem pelo fato ainda da ESA parecer de fato ter planejado um retorno que era visto como substancial, já que teria o envolvimento da ReedPOP, grupo por trás de outros eventos como PAX East, EGX, New York Comic-Con, além da Star Wars Celebration. Até mesmo um calendário completo havia sido disponibilizado.

A grande verdade é que hoje a E3 não é mais a grande vitrine principal de antes, especialmente quando parece mais financeiramente viável para vários dos estúdios que participavam dela, simplesmente fazerem as próprias transmissões digitais. Algo feito até mesmo por Geoff Keighley, apresentador que trabalhava com a ESA, mas que deixou a organizadora para promover o próprio evento, na forma da Summer Game Fest. Por mera 'coincidência', aliás, minutos após o anúncio do cancelamento da E3, Keighley foi as suas redes sociais reiterar que a edição de seu evento para esse ano segue programada para 8 de junho.


Por: Riptor

Fonte: O Vício; The Enemy

Nenhum comentário:

Postar um comentário