quinta-feira, 24 de agosto de 2023

Oh miseraveis

 






Enquanto a greve dos escritores e atores continua em Hollywood, novos detalhes foram revelados sobre o desenrolar da situação. E nao é nada promissor. 


Na sexta feira passada, os lideres das guildas se reuniram a convite dos lideres dos grandes estúdios e da AMPTP. Esperava-se que, após 114 dias de protestos seguidos, seria finalmente um passo para a resolução dos conflitos. 

Mas nao foi o caso. 

De acordo com os representantes, tudo que conseguiram foi uma "palestra" de como a contra, e unica proposta dos estúdios continua sendo a melhor forma de prosseguirem. Tal proposta que ainda suporta a exploração dos escritores e a razão pela qual a greve sequer aconteceu em primeiro lugar. 

"Não foi uma reunião para fazer um acordo. Foi uma para conseguir que nos rendêssemos. Essa a e aposta das empresas, não barganhar, mas sim enganar." - Disse o porta voz das guildas. 

Deixando a atitude mais mesquinha e comicamente patética, foi quando analises financeiras revelaram o quanto custaria para cada estúdio caso concordassem com todas as demandas feitas na proposta atual:


Em termos gerais, cada estúdio perderia apenas 0,21% de TODA  a sua arrecadação anual. Oque para alguns, não é algo realista e muito "perturbador". 

Nao acaba por ai. 

Talvez o ponto mais importante e tambem o mais desrespeitoso, foi quando se falou da questão do uso de AIs para a produção de filmes e series. 

Para aqueles que talvez não saibam, recentemente foi-se declarado como lei que material escrito pelas inteligências artificiais não teria as seguranças padrões que outras propriedades tem. Fazendo assim que, qualquer produto criado por elas seja publico. 

Os estúdios já mostram interesse em usar a ferramenta, porem a nova lei coloca um bloqueio nesses futuros planos. Por isso, ao invés de criarem vergonha, eles proporão que os escritores poderiam reescrever os roteiros criados, para que assim sejam considerados propriedades particulares

“Se um ser humano tocar em material criado por IA generativa, as proteções típicas de direitos autorais entrarão em ação."




Esta bem claro que estamos diante de uma das greves mais longas da historia de hollywood. E tudo pela incompetência sem igual de alguns. 


POR:Marcilio

FONTES:Twitter/Hollywood reporter.  




Nenhum comentário:

Postar um comentário