Chegando aos cinemas em 25 de agosto, 'Gran Turismo' já começou a ter suas primeiras críticas reveladas, e a nova adaptação da PlayStation se viu envolvida em uma grande polêmica por causa da forma como retrata uma morte real em seus eventos.
Como se sabe, apesar de ser baseado em uma franquia de videogames, o filme adapta livremente a história real de Jann Mardenborough (interpretado por Archie Madekwe), um jogador de Gran Turismo cujas habilidades o fizeram ganhar uma série de competições da Nissan, que o levaram a se tornar um piloto profissional. Já estando estabelecido como corredor, em 2015, Mardenborough acabaria se envolvendo em um acidente que resultou na morte de um espectador no circuito de Nürburgring, na Alemanha.
O problema é que, no filme, o acidente é deslocado para o começo da carreira do corredor, servindo como ponto de virada para que o protagonista se transforme em alguém melhor e mais habilidoso. A mudança cronológica do acidente, atrelada ao fato de no filme o evento servir para reforçar a jornada de herói do protagonista, tem feito a crítica especializada tecer comentários extremamente negativos, que consideraram a decisão como de mau gosto.
“Há um aspecto particularmente preocupante na maneira como o co-roteirista de Sniper Americano, Jason Hall, e o co-roteirista de Creed III, Zach Baylin, enquadram o acidente, que foi uma ocorrência estranha no circuito de Nürburgring, que matou um espectador. Embora o acidente tenha acontecido praticamente como retratado, o roteiro de Hall e Baylin muda o tempo para encená-lo como um revés definitivo e motivador na jornada de herói de Mardenborough até seu pódio em Le Mans. O acidente real aconteceu anos depois. Esta é sem dúvida uma mudança de mau gosto de um evento fatal”, escreveu Oli Welsh, do Polygon.
Por: Riptor
Fonte: O Vício
Nenhum comentário:
Postar um comentário