O autor George R.R. Martin, responsável pela obra que gerou Game of Thrones, se juntou a outros 16 autores para processar o ChatGPT e a empresa Open AI. De acordo com a Variety, Martin e os demais autores alegam que a empresa usou seus trabalhos para treinar o ChatGPT. O processo foi iniciado em Nova York em 19 de setembro e busca bloquear a empresa de continuar usando os trabalhos dos autores para treinar a inteligência artificial. O processo também pede uma indenização por danos de até 150 mil dólares por trabalho copiado.
No processo, é dito que a OpenAI usou livros baixados de repositórios de ebooks e os copiou para as engines do ChatGPT. A Guilda dos Autores também cita um caso em que foi usado o ChatGPT para gerar o sexto e sétimo livro de As Crônicas de Gelo e Fogo e também vários livros que foram postados na Amazon que tentaram se passar por livros escritos por humanos e buscaram lucro.
A empresa se defende:
"Estamos tendo conversas produtivas com vários criadores ao redor do mundo, incluindo a Guilda dos Autores e temos trabalhado cooperativamente para entender e discutir por suas preocupações sobre IA. Estamos otimistas e iremos continuar a buscar formas mutuamente benéficas de trabalhar juntos"
A lista de autores que falam que tiveram seus trabalhos copiados é formada pelos seguintes nomes:
David Baldacci
Mary Bly
Michael Connelly
Sylvia Day
Jonathan Franzen
John Grisham
Elin Hilderbrand
Christina Baker Kline
Maya Shanbhag Lang
Victor LaValle
George R.R. Martin
Jodi Picoult
Douglas Preston
Roxana Robinson
George Saunders
Scott Turow
Rachel Vail
POR:Marcilio
FONTE:Ovicio
Nenhum comentário:
Postar um comentário