Após um possível prenúncio sobre o assunto, depois de quase cinco meses, foi anunciado oficialmente ainda ontem (24) que WGA (Writer’s Guild of America) e a AMPTP chegaram a um acordo provisório, que pode de fato encerrar efetivamente a greve envolvendo os roteiristas de Hollywood. Segundo o THR, os detalhes exatos ainda não foram divulgados, mas espera-se que o acordo seja de três anos.
A Aliança de Produtores de Cinema e Televisão (AMPTP) teria apresentado sua “última e melhor oferta”, e o WGA aceitou, devendo ganhar assim uma nova compensação em termos de remuneração e benefícios. A paralisação estava em vigor desde 2 de maio, quando o grupo exigiu melhores salários, além de abordar questões como uso de inteligência artificial na criação de novos roteiros por parte dos estúdios:
"QUERIDOS MEMBROS
Chegamos a um acordo provisório sobre todos os pontos do acordo, sujeito à elaboração do texto final do contrato. O que ganhamos neste contrato – mais particularmente, tudo o que ganhamos desde 2 de maio – deve-se à vontade destes membros de exercerem o seu poder, de demonstrarem a sua solidariedade, de caminharem lado a lado, de suportarem a dor e incerteza dos últimos 146 dias. Foi a alavanca gerada pela sua greve, em conjunto com o apoio extraordinário dos nossos irmãos sindicais, que finalmente trouxe as empresas de volta à mesa para chegar a um acordo.
Podemos dizer, com grande orgulho, que este acordo é excepcional – com ganhos e proteções significativos para escritores em todos os setores da associação. O que resta agora é que nossa equipe garanta que tudo o que concordamos seja codificado na linguagem final do contrato. E embora estejamos ansiosos para compartilhar com vocês os detalhes do que foi alcançado, não podemos fazer isso até que o último “i” esteja pontilhado. Fazer isso complicaria nossa capacidade de terminar o trabalho. Então, como você já foi paciente conosco antes, pedimos que seja paciente novamente – uma última vez.
Assim que o Memorando de Acordo com a AMPTP estiver concluído, o Comitê de Negociação votará sobre a recomendação do acordo e irá enviá-lo para aprovação. A Diretoria e o Conselho votarão então se autorizam um voto de ratificação do contrato pelos membros. Se essa autorização for aprovada, a Diretoria e o Conselho também votariam sobre a possibilidade de suspender a ordem de restrição e encerrar a greve em uma determinada data e hora (a ser determinada) enquanto se aguarda a ratificação. Isto permitiria que os redatores voltassem ao trabalho durante a votação de ratificação, mas não afetaria o direito dos membros de tomar uma decisão final sobre a aprovação do contrato.
Para ser claro, ninguém deve retornar ao trabalho até que seja especificamente autorizado pela Guilda. Ainda estamos em greve até então. Mas estamos, a partir de hoje, suspendendo os piquetes do WGA. Por fim, agradecemos sua paciência enquanto você esperava nossas notícias durante os últimos dias de negociação. Teremos mais para compartilhar com vocês nos próximos dias, à medida que finalizamos a redação do contrato e analisamos os processos de nossos sindicatos.
Como sempre, obrigado pelo seu apoio. Você terá notícias nossas novamente em breve"
Vale lembrar que a AMPTP também ainda precisará entrar em um acordo com a SAG-AFTRA (Sindicato dos Atores), que está em greve desde julho.
Por: Riptor
Fonte: ComicBook; CinePop
Nenhum comentário:
Postar um comentário