Os avanços da IA estão alimentando debates calorosos em todo o mundo, especialmente sobre o que envolve o valor da tecnologia como arte. Vencedor do Oscar de Melhor Animação por Pinóquio (2022), o diretor de Guillermo del Toro entrou na conversa para dizer que enxerga a inteligência artificial como uma simples ferramenta.
Durante uma palestra no BFI Southbank, o diretor disse que IA até faz " protetores de tela semi-atraentes", mas não é capaz de atrair pessoas para fora de seus lares, nem de gerar emoção, o que para ele é básico para algo ser considerado arte.
"A IA demonstrou que pode criar protetores de tela semi-atraentes! Essencialmente, o valor da arte não está em quanto custa ou quanto esforço é necessário, mas sim em quanto você arriscaria para estar em sua presença", disse del Toro. "[Isso] vai fazer pessoas chorarem porque perderam um filho, ou porque desperdiçaram sua juventude? Não vai. Isso não vai acontecer."
Guillermo disse ainda que, enquanto os artistas reconhecem a IA como uma ferramenta, executivos têm considerado a tecnologia como uma solução, e isso está sendo uma ameaça para o mercado de animação.
"É como pedir para uma chave inglesa construir uma garagem. É impossível", continuou del Toro. "Você não pode pegar a chave inglesa e dizer: 'Okay, conserte meu banheiro'. É uma ferramenta e não deve estar nas mãos de qualquer pessoa. Deve ser opcional e estar nas mãos do artista."
Para o diretor, até mesmo as animações em CGI são perigosas para a indústria do cinema, uma vez que os estúdios estariam tirando essa ferramenta das mãos dos artistas.
"A animação precisa ser feita à mão — é uma das poucas indústrias que está em perigo devido à forma como a IA está sendo apresentada", refletiu Guillermo. "Eu acho que a IA é como o Bitcoin — não será o que as pessoas pensam que será! Infelizmente, não está sendo colocada nas mãos dos artistas, mas está sendo contornada pelos artistas para ser colocada nas mãos dos executivos. Provavelmente será usada incorretamente antes de ser usada corretamente, se é que algum dia será."
"Acho que é um momento muito perigoso para a animação. Quando o termo CGI é usado, a maioria das pessoas pensa que os computadores fazem a animação. Agora as pessoas pensam que a animação está dando prompts e o computador que cria tudo", lamentou o diretor.
POR:Marcilio
FONTE:Ovicio
Nenhum comentário:
Postar um comentário