sexta-feira, 6 de setembro de 2024



Primeiro Passo Dado

 


Iniciada em julho desse ano (ainda que com algumas ressalvas no caminho), a greve dos atores de videogames teve um novo capítulo importante, com o SAG-AFTRA tendo firmado um acordo com empresas por trás de pelo menos 80 jogos atualmente em desenvolvimento na indústria, a fim de avançar nas negociações feitas pela organização.



De acordo com as informações divulgadas no anúncio publicado no site oficial do sindicato, os grevistas chamaram a nova assinatura de “uma grande vitória”, aplaudindo o fato de que “as provisões do sindicato — incluindo o bom senso no uso da inteligência artificial [IA] – são justos e factíveis”.



Vale lembrar que além das questões envolvendo IA, outras exigências dos grevistas incluem uma renegociação de valores de pagamento, e uma maior justiça na contratação dos chamados star talents – ou seja, pessoas famosas que emprestam suas vozes a jogos, e ganham muito mais do que profissionais formados no ramo. Um caso bastante emblemático disso foi com Kiefer Sutherland (24 Horas), que deu voz ao protagonista Snake em Metal Gear Solid 5: o jogo, que é dividido em duas partes, usou apenas seis minutos da voz do ator. Paralelamente, Jennifer Hale, que atua na franquia desde 1997, recebeu cerca de US$ 1,2 mil por duas sessões de gravação (com cada sessão levando várias horas) para ser gravada.



O sindicato, no entanto, não informou se a greve já tem alguma previsão de acabar. Apesar do avanço desta semana, a organização afirmou que muitas marcas ainda estão debatendo na mesa de negociação, “buscando brechas legais para revogar as proteções que eles proclamam oferecer”.



 Por: Riptor

Fonte: The Enemy

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...