segunda-feira, 16 de dezembro de 2024

......Tomara que seja so isso, e nao uma novela (Discurso a frente pessoal)

 







No dia 12 de dezembro, tivemos o The Game Awards 2024, que acabou premiando o jogo da Sony, Astro Bot, como Melhor Jogo de 2024. Porém, no dia 14 de dezembro, Feng Ji, diretor do game Black Myth: Wukong postou uma declaração nas redes sociais, onde mostrou tristeza pelo resultado.


Acontece que ele e sua equipe estavam bastante confiantes no trabalho que realizaram e ele diz que preparou um discurso para este momento, algo que ele já tinha feito há 2 anos para o caso de ganhar o prêmio de Melhor Jogo do Ano.


Em sua declaração, ele diz que não entende os critérios de seleção para o GOTY, afirmando que não acreditou no resultado, algo seguido por um emoji chorando:


A cerimônia de premiação coincidiu com uma grande atualização que lançamos. Pessoalmente, este projeto de sete anos chegou oficialmente ao fim. 'Black Myth: Wukong' recebeu quatro indicações (Melhor Jogo de Ação, Melhor Direção de Arte, Melhor Direção de Jogo, Jogo do Ano) - todas as quais foram as primeiras para a China. Ganhamos os prêmios de Melhor Ação e Voz do Jogador, o que foi particularmente gratificante. Devo admitir, houve decepção, arrependimento, mas mais ainda, deixar de lado as ilusões. Os jogos indicados este ano foram todos excelentes… mas realmente não entendi os critérios para o Jogo do Ano deste ano… senti que vim aqui para nada!


De ontem até agora, vi forte insatisfação nos comentários de muitos jogadores - principalmente expressa através de humor e deconstrução, hilário. Entendo perfeitamente essa insatisfação porque sei que por trás dessas emoções não há dor nem maldade, mas orgulho e confiança. Tal confiança, porém, não ser reconhecida pelos outros, pode ser frustrante… O discurso para o Jogo do Ano que escrevi há dois anos nem foi usado… Durante o desenvolvimento deste jogo, muitos colegas não eram tão otimistas quanto eu. Tendo jogado muitas versões intermediárias, eles inevitavelmente sentiram que o jogo tinha falhas e improvável de ser lançado no prazo estipulado. Uma parte importante do meu trabalho era tranquilizá-los de que tínhamos feito um bom trabalho e estávamos continuamente melhorando. Sim, você não deve apenas ter confiança quando já ganhou. Isso não é confiança; isso está ecoando o resultado. Você pode perder hoje e possivelmente amanhã, mas e daí? Os fatores que influenciam o resultado são complexos, portanto o resultado é sempre incerto. O que podemos ter certeza é escolher o que estamos fazendo - trabalhando em coisas específicas, coisas difíceis, coisas em que acreditamos. Ao fazer isso, certamente devemos ter confiança.


Alguns dizem que uma equipe que nunca fez um jogo single-player alcançando tanto sucesso com sua primeira tentativa é uma sorte rara e difícil de replicar no futuro. Eu digo que isso não é sorte; este é o resultado da cultura chinesa, do talento chinês, do ambiente de negócios da China, da indústria de jogos da China colidindo com jogadores do mundo todo. Se não tivéssemos visto essa "inevitabilidade" no início, não teríamos tomado uma decisão tão firme. Isso não é apostar; é ir com o fluxo. A Game Science teve a sorte de participar e testemunhar o início dessa "tendência", e acredito que haverá mais colegas no futuro, trazendo histórias chinesas melhores, mais interessantes e confiantes para o mundo.


Há um ditado que quase todo mundo conhece, mas muitos não percebem que vem de "Jornada para o Oeste" - "Não há nada difícil no mundo, apenas aqueles que ousam enfrentar desafios". Na minha compreensão, isso não significa que qualquer dificuldade pode ser superada simplesmente pela vontade, mas sim que ter a coragem de enfrentar dificuldades significa que elas não são tão assustadoras. Eles não vão te derrotar facilmente. Uma vida capaz de lidar calmamente com desafios inevitáveis ​​pode ser mais gratificante. Porque é difícil, é divertido.


Por que chamá-lo de Game Science? Quando decidimos analisar e resolver problemas específicos usando matemática, física e, assim, derivamos ciência e engenharia fundamentais, evitando superstição e mistificação, não colocando a carroça na frente dos bois, só então podemos realmente enfrentar esse mundo complexo, ver claramente onde aqueles que estão muito à frente são realmente fortes. Se alguém não discute questões específicas, não fala sobre evidências e lógica, mas afirma que algo é muito difícil ou complexo, talvez você deva testá-lo em equações diferenciais parciais. A ciência não é verdade; a ciência é a busca da verdade com uma atitude de buscar fatos a partir de fatos.


Na verdade, poder fazer e jogar jogos já nos torna um grupo muito sortudo. Há muitos no mundo que nunca tiveram a chance de jogar os chamados jogos AAA, muitos que nunca usaram um console ou computador, muitos que se sentem perdidos, com dor ou mesmo desesperados com suas situações, muitos que estão sofrendo com dificuldades e injustiças. Acho que, quanto mais isso acontece, mais devemos criar jogos melhores, criar conteúdo que permita que mais pessoas experimentem a verdade, a bondade e a beleza. Sempre acreditei que o maior valor de um bom jogo é tornar a distribuição da felicidade neste mundo mais equitativa. O caminho é longo, o vento é forte, os reis demônios são arrogantes, mas estamos sempre ficando mais fortes.


Finalmente, espero que a história de Black Myth possa dar alguma coragem aos que ainda estão perdidos, que mais pessoas que ainda estão tateando no escuro vejam um pouco de luz e então continuem em frente com um coração comum. Espero que todos possam continuar com confiança e ambição, permanecer corajosos, honestos e gentis, fazer diligentemente cada pequena coisa específica bem, aceitar calmamente resultados incertos, continuar na jornada de iluminação, até o último momento da vida. Como Hemingway disse: “O mundo é um lugar bom e vale a pena lutar por ele”.


POR:Marcilio

FONTE:Ovicio

Nenhum comentário:

Postar um comentário