O renomado diretor de jogos Yoko Taro, criador por trás de títulos como Nier Automata, fez uma declaração contundente sobre o futuro da indústria de games e o impacto da inteligência artificial (IA). Em uma nova entrevista à revista Famitsu, Taro expressou a crença de que a IA eventualmente tornará a profissão de criador de jogos obsoleta.
Questionado sobre o uso de IA no desenvolvimento de games, Taro foi direto: "Eu também acho que todos os criadores de jogos vão perder seus empregos devido à IA". Ele chegou a comparar a situação futura dos desenvolvedores a "bardos" em um cenário daqui a 50 anos.
O diretor aprofundou sua visão, sugerindo que o futuro será marcado pela personalização extrema: "Eventualmente, acho que mudaremos de uma era onde as pessoas imitam o estilo de seus criadores favoritos para uma era onde elas podem gerar seus cenários favoritos. A IA julga as preferências do usuário e gera com sucesso ramificações de rota que a pessoa quer ler, e a capacidade de recomendações está se desenvolvendo cada vez mais."
A discussão sobre o papel da IA no desenvolvimento de jogos tem ganhado destaque na indústria. Recentemente, Daniel Vávra, co-fundador da Warhorse Studios (conhecida por Kingdom Come Deliverance), também comentou sobre o tema, expressando esperança de que a IA possa ajudá-lo a desenvolver e lançar mais jogos em sua carreira.
Enquanto o debate continua, a declaração de Yoko Taro adiciona uma perspectiva dramática e pessimista sobre as mudanças que a inteligência artificial pode trazer para o mercado de trabalho dos criadores de jogos.
POR:Marcilio
FONTE:Ovicio
Nenhum comentário:
Postar um comentário