Após anos de luta da classe e debates na Academia, o Oscar oficialmente vai ganhar uma categoria para dublês, mas só a partir de 2027.
O Conselho de Governadores da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou hoje (10) a criação do prêmio anual competitivo intitulado "Stunt Design" (Design de Dublês, em tradução livre). As regras da categoria para elegibilidade e votação serão anunciadas em 2027, juntamente com as regras completas da premiação.
"Desde os primórdios do cinema, o Stunt Design tem sido parte integrante da produção cinematográfica", disseram o CEO da Academia, Bill Kramer, e a presidente da Academia, Janet Yang. "Temos orgulho de homenagear o trabalho inovador desses artistas técnicos e criativos, e os parabenizamos por seu compromisso e dedicação ao alcançar esta ocasião memorável."
O Oscar de 2027 será especial, pois marcará a 100ª edição do prêmio. A data da cerimônia ainda não foi definida.
Com o anuncio o diretor de John Wick, Chad Stahelski, comemorou.
“É humilde e nos sentimos muito honrados por sermos reconhecidos onde estão alguns dos melhores da indústria”, declarou. “Acho que é uma conquista muito maior. Estamos falando de mais de 100 anos de performances de dublês. O departamento existe desde a própria criação do cinema. É muito bom ver que a Academia realmente ouviu as vozes do comitê de dublês, e não apenas voltou com um prêmio, mas acho que fizeram algo muito interessante ao criar um prêmio de Design de Dublês, em vez de premiar um único dublê, porque nosso departamento é um dos mais colaborativos e intrincados de todos.”
POR:Marcilio
FONTE:Ovicio