segunda-feira, 30 de junho de 2025

Descanse em Paz


Escritor e editor de quadrinhos conhecido por seu marcante período como editor-chefe da Marvel Comics, Jim Shooter faleceu aos 73 anos. A notícia foi confirmada pelo escritor Mark Waid em sua página no Facebook, mencionando que Shooter vinha lutando contra um câncer de esôfago "há algum tempo".



Nascido em Pittsburgh, Pensilvânia, em 1951, Shooter mostrou um talento precoce na indústria: aos 14 anos, foi contratado pela DC Comics para escrever histórias do Superman e Supergirl, onde criou vários personagens para a Legião dos Super-Heróis. Ele também foi responsável pela criação de Raymond Jensen, a primeira versão do vilão Parasita, em Action Comics #340 (de 1966) além de ser creditado, ao lado do artista Curt Swan, pela primeira corrida entre Superman e Flash em 1967.



Em 1978, Shooter ascendeu ao cargo de editor-chefe na Marvel, onde supervisionou clássicas e aclamadas publicações como as fases de Chris Claremont e John Byrne em X-Men, Walt Simonson em Thor e Frank Miller em Demolidor. Embora sua gestão tenha sido criticada por um estilo "ditatorial", ele também é lembrado por inovações e por ter ajudado a revitalizar a editora.



Sua carreira também foi marcada por controvérsias: Shooter teria proibido John Byrne de revelar a homossexualidade de Estrela Polar (e em 1980) introduziu dois personagens gays em The Rampaging Hulk #23 que tentavam abusar de Bruce Banner, uma história amplamente criticada como homofóbica. Shooter viria a ser demitido da Marvel em 1987 e, posteriormente, fundou outras editoras como a Valiant Comics (da qual também foi demitido em 1992), Defiant Comics e Broadway Comics. Ao longo dos anos, ele também retornou as suas antigas editoras, incluindo um trabalho na Legião dos Super-Heróis em 2007.



Shooter foi homenageado com um Eagle Award em 1979, e um Inkpot Award em 1980. Em 2012, foi nomeado embaixador do Inkwell Awards, cargo que manteve até hoje.



Por: Riptor

Fonte: O Vício

Nenhum comentário:

Postar um comentário