Eis mais um capítulo sombrio envolvendo estúdios de games do Xbox: Perfect Dark, reboot da clássica franquia anunciado durante o The Game Awards de 2020, foi cancelado, ao mesmo tempo que o estúdio responsável por ele (a The Initiative) foi fechada pela Microsoft.
O que deixa tudo mais chocante é que o jogo chegou a ser uma das principais atrações do Xbox Games Showcase de 2024, mas estranhamente ficou de fora da edição deste ano. Conforme reportado pelo Windows Central, a notícia foi anunciada internamente por Matt Booty, líder da Xbox Game Studios. “Tomamos a decisão de interromper o desenvolvimento de Perfect Dark e Everwild, bem como encerrar diversos projetos não anunciados em nosso portfólio”, diz uma citação parcial do memorando vazado de Booty. “Como parte disso, estamos fechando um de nossos estúdios, a The Initiative. Essas decisões, juntamente com outras mudanças em nossas equipes, refletem um esforço mais amplo para ajustar nossas prioridades e concentrar recursos para preparar nossas equipes para maior sucesso em um cenário industrial em constante mudança. Não tomamos essas decisões levianamente, pois cada projeto e equipe representam anos de esforço, imaginação e comprometimento.”
O encerramento da The Initiative ocorre sem que o estúdio tenha lançado um único jogo sequer desde que foi fundado pela Microsoft em 2018, onde era almejado que fosse responsável pela produção de títulos AAA "com narrativas cinematográficas". Perfect Dark seria seu primeiro projeto, que também contava com o auxílio da Crystal Dynamics no desenvolvimento. Conforme também notado na declaração, Everwild (da Rare, estúdio original de Perfect Dark) também foi cancelado, anos após ter sido anunciado em 2019.
Vale lembrar que no ano passado, a Microsoft já se viu em uma situação praticamente idêntica com os encerramentos da Arkane Austin e da Tango Gameworks - esta última ainda conseguiu ser posteriormente revivida ao ser adquirida pela Krafton. A Microsoft já confirmou recentes boatos sobre sua próxima onda de despedimentos, afirmando que notificações já estão chegando para funcionários que serão afetados com o intuito de "reduzir ou encerrar o trabalho em certas áreas" do seu negócio. Até o momento, apenas as divisões europeias estão sofrendo com os cortes, embora funcionários localizados nos Estados Unidos também corram o risco de serem mandados embora.
O desligamento de funcionários na empresa tem se tornado cada vez mais constante, já que a última onda de demissões foi realizada em maio desse ano, tirando o emprego de mais de 6.000 pessoas. Atualmente, cerca de 4% da força-tarefa da empresa deve enfrentar uma nova onda substancial de demissões, com a gigante do mercado podendo demitir até 9 mil funcionários, incluindo empregados da divisão do Xbox.
Por: Riptor
Fonte: O Vício; ComicBook



Nenhum comentário:
Postar um comentário