quinta-feira, 4 de setembro de 2025

Warner se junta a Disney e Universal em processo contra empresa de A.I

 






De acordo com relatório da Variety, a Warner Bros. está processando a Midjourney, uma plataforma de geração de imagens por inteligência artificial, sob a acusação de violação de direitos autorais.


O estúdio alega na denúncia que a Midjourney cria deliberadamente "imagens estáticas e vídeos de seus personagens, incluindo Superman, Batman, Pernalonga, Patolino e Tom & Jerry".


Além disso, foi dito pelos representantes que a empresa removeu recentemente barreiras de proteção que impediam usuários de criar conteúdos que infringem sua propriedade intelectual.



“A Midjourney acha que está acima da lei”, afirma. “Sem qualquer consentimento ou autorização da Warner Bros. Discovery, eles distribuem descaradamente a propriedade intelectual da Warner Bros. Discovery como se fosse sua.”


Trata-se do terceiro grande estúdio de Hollywood a adotar essa postura, após Walt Disney e Universal Pictures, ambos em junho.


“A Midjourney tomou uma decisão calculada e movida pelo lucro de não oferecer nenhuma proteção aos detentores de direitos autorais, mesmo sabendo da impressionante escala de sua pirataria e infração”, acrescenta.


Um porta-voz da Midjourney argumentou anteriormente que o treinamento de inteligência artificial com obras protegidas é amparado pelo princípio de “uso justo”, afirmando que seus usuários estão sujeitos aos termos de serviço da plataforma, que proíbem a violação de propriedade intelectual de terceiros.



Os advogados da Midjourney ainda acusaram os estúdios de hipocrisia, alegando que buscam reprimir práticas de IA que já são “padrão da indústria” ao mesmo tempo em que tentam lucrar com a tecnologia.


Outro fator importante mencionado é que a Midjourney lançou seu serviço de vídeo e um canal de streaming em seu site e no YouTube.


Em outras palavras, uma ameaça competitiva ainda maior para os estúdios.


O processo pede indenização estimada em US$ 150 mil por danos legais, além de uma liminar que impeça a empresa de violar os direitos autorais da Warner Bros.


POR:Marcilio

FONTE:Ovicio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...