quinta-feira, 16 de outubro de 2025

Marvel e DC | Universos Ultimate e Absolute ajudaram vendas nas empresas

 







O mercado dos quadrinhos estava sofrendo para conquistar jovens nos Estados Unidos, mas nos últimos dois anos a Marvel e a DC conseguiram fazer o maior avanço nessa frente em muitos anos.


O CEO da ICv2, Milton Griepp, discutiu as perspectivas para o futuro na New York Comic Con no fim de semana passado, revelando que o total de vendas de quadrinhos atingiu US$ 1,935 bilhão em 2024.


Após crescimentos em 2021 e 2022, e uma queda em 2023, as vendas em 2024 ficaram 73% acima das registradas em 2019, e em 2025 a tendência é de que haja um crescimento ainda maior.


O sistema POS (Ponto de Venda) do ComicHub, que mede cerca de 5 a 10% do Mercado Direto, informou que as vendas de 2025 aumentaram 27% em comparação com o mesmo período de 2024.


A empresa atribui esse salto à chegada de novos leitores, mais jovens, ao mercado direto. As linhas Absolute da DC, Ultimate da Marvel e os universos Energon (Transformers e G.I. Joe) e Invencível da Image são citados como principais portas de entrada para novos leitores.


Leitores que cresceram lendo mangás japoneses, quadrinhos infantis norte-americanos ou webtoons coreanos estão descobrindo só agora as comic shops, e isso tem relação direta com o interesse gerado por esses universos novos em folha da Marvel e da DC.


Diante dessa análise, torna-se preocupante a decisão da Marvel de encerrar o Universo Ultimate tão precocemente, tendo em vista que é o seu maior sucesso no mercado atualmente.


Para a DC, fica o indicativo claro de apostar mais no Universo Absolute, pois a iniciativa está sendo importante não apenas para a editora, mas também para o ecossistema dos quadrinhos norte-americanos como um todo.


POR:Marcilio

FONTE:Ovicio

Nenhum comentário:

Postar um comentário