segunda-feira, 6 de outubro de 2025

Povo e muito sem noçao mesmo

 






Zelda Williams, filha do lendário Robin Williams (Jumanji), fez um desabafo contundente, pedindo para que as pessoas parem de enviar vídeos criados por inteligência artificial que tentam recriar a voz e a semelhança de seu pai.


O ator faleceu aos 63 anos, em 2014.


“Por favor, parem de me enviar vídeos com inteligência artificial do meu pai”, escreveu no Instagram Stories. “Parem de acreditar que quero ver isso ou que vou entender — não quero e não vou. Se estiverem apenas tentando me provocar, já vi coisas piores, vou restringir e seguir em frente. Mas, por favor, se tiverem um mínimo de decência, parem de fazer isso com ele e comigo — com todos, na verdade. É estúpido, uma perda de tempo e energia, e acreditem, NÃO é o que ele gostaria.”


Zelda prosseguiu criticando a utilização da ferramenta para transformar pessoas reais em conteúdo artificial.


“Assistir aos legados de pessoas reais serem reduzidos a algo que ‘se parece e soa mais ou menos como elas, então está bom assim’, apenas para que outros criem lixo horrível no TikTok manipulando suas imagens, é enlouquecedor. Vocês não estão fazendo arte — estão fazendo cachorros-quentes superprocessados e nojentos com as vidas de seres humanos, com a história da arte e da música, e enfiando isso goela abaixo de outras pessoas, esperando que deem um joinha. É nojento,” acrescentou.


A cineasta finalizou com uma dura crítica à ideia de que a IA representa progresso: “E, pelo amor de TUDO, parem de chamar isso de ‘o futuro’. A IA está apenas reciclando e regurgitando mal o passado para ser 'reconsumido'. Vocês estão consumindo o Centopeia Humana do conteúdo — e da última ponta da linha — enquanto quem está na frente ri e ri, consome e consome.”


Não é a primeira vez que Zelda se manifesta contra a IA para recriar a imagem do pai.


Em 2023, durante a greve da SAG-AFTRA, quando a ferramenta foi listada como tema obrigatório de negociação, ela classificou as recriações digitais de Robin como “profundamente perturbadoras”.


POR:Marcilio

FONTE:Ovicio

Nenhum comentário:

Postar um comentário