Não é segredo que Christopher Nolan é um adepto de apostar no realismo em suas produções, e não foi diferente para a produção de 'A Odisseia'. Porém, não se engane: o filme contará, sim, com os elementos fantásticos da obra clássica de Homero.
Falando para a Empire, Matt Damon confirmou que Sereias e o Ciclope estarão na trama. Nesses casos em específico, o realismo se deu com o efeito desses seres mitológicos sendo trabalhados de forma prática. Em outras palavras, Nolan priorizou que o elenco reagisse de forma genuína a todos os elementos da narrativa:
"Se você vai ter uma crise existencial ao passar pelas Sereias e está amarrado a um mastro, o sentimento está lá", diz Damon. "Se te dizem que você está correndo para sobreviver ao ataque de um Ciclope, você vai correr por sua vida. Chris não esconde o jogo."
"Posso dizer, sem hipérbole, que foi a melhor experiência da minha carreira. Eu vi o cavalo [de Troia] na praia e pensei: 'P*t@ que pariu! Foi simplesmente muito legal". Para o astro, a diversão maior foi ver até mesmo o próprio Nolan, famoso por planejar minuciosamente as diárias de filmagem, se permitindo descobrir como algumas cenas ficariam durante a produção: "Iríamos filmar aquela parte [do cavalo de Troia] na semana seguinte, então perguntei: 'Como vocês vão fazer isso?' E [Nolan] respondeu: 'Eu não sei. Vamos ter que descobrir na hora'".
Também para a revista, Nolan ressaltou a busca por capturar a reação real do elenco ao levar tanto os atores quanto equipamentos caros para o alto-mar. Durante toda a produção, o cineasta gastou 610 km de película IMAX 70mm: "É [um filme] bem primitivo! Estivemos [em alto-mar] nos últimos quatro meses. Colocamos o elenco que interpreta a tripulação do navio de Odisseu em ondas reais, em locais reais. E sim, é vasto e aterrorizante, maravilhoso e benevolente, conforme as condições mudam. Nós realmente queríamos capturar o quão difíceis teriam sido essas jornadas para essas pessoas. Um verdadeiro salto de fé que estava sendo dado em um mundo inexplorado e não mapeado."
Para Nolan, não havia outra maneira de honrar a obra senão investindo nessa produção mais primitiva: "Ao abraçar a fisicalidade do mundo real na produção do filme, você apresenta a narrativa de maneiras interessantes. Você é confrontado diariamente pelo mundo que te empurra de volta".
Por: Riptor
Fonte: O Vício


Nenhum comentário:
Postar um comentário