domingo, 30 de novembro de 2025

Idade e foda mesmo

 






Uma das atrizes mais respeitadas do cinema e do teatro britânico, a lendária Judi Dench, abriu o coração sobre o agravamento de sua condição de saúde. Conhecida mundialmente por interpretar M nos filmes da franquia 007 e por sua vasta carreira shakespeariana, a atriz de 89 anos revelou que sua perda de visão chegou a um ponto crítico, impedindo-a de exercer sua profissão e até mesmo de reconhecer pessoas próximas.


Durante uma entrevista recente para a ITV, ao ser questionada sobre seu afastamento da atuação, Dench foi direta e honesta: “Não consigo mais enxergar. Eu tenho, sabe, aquele problema.” Ao seu lado estava o também lendário Ian McKellen, que tentou amenizar a situação brincando que a visão da amiga não impedia o público de reconhecê-la.


A resposta da atriz, no entanto, destacou a gravidade da situação: “Sim, e eu consigo ver seu contorno, e te conheço tão bem. Mas não consigo reconhecer ninguém agora... Não consigo ver a televisão, não consigo enxergar para ler.” Com o bom humor que lhe é característico, ela ainda entrou na brincadeira de McKellen sobre cumprimentar estranhos fingindo conhecê-los: "Às vezes."



Esta não é a primeira vez que a vencedora do Oscar comenta sobre suas limitações. Em 2023, no The Graham Norton Show, Dench já havia mencionado que decorar roteiros se tornou uma tarefa hercúlea. “Tornou-se impossível e, como tenho memória fotográfica, preciso encontrar uma máquina que não só me ensine as falas, mas também me diga onde elas aparecem na página”, desabafou na época.


A atriz explicou que, antigamente, tinha uma facilidade imensa para memorizar textos inteiros, citando que poderia recitar a peça Noite de Reis agora mesmo se precisasse. No entanto, a incapacidade de ler fisicamente o roteiro tirou dela uma de suas ferramentas de trabalho mais essenciais.



Apesar das adversidades impostas pela degeneração macular, Judi Dench mantém o espírito leve e não se furta de contar histórias, por vezes constrangedoras, decorrentes de sua falta de visão. Ela relembrou um episódio ocorrido há cerca de dois anos, quando atuava na peça Um Conto de Inverno ao lado de Kenneth Branagh.


“Depois de termos estado em cartaz durante umas três semanas no Garrick, ele disse-me — eu tenho um longo discurso no final — ele disse: ‘Judi, se você dissesse esse discurso uns dois metros e meio para a sua direita, estaria dizendo para mim e não para os profissionais [da equipe técnica].’ Eu dependo que me digam isso!”, contou ela, rindo da situação.



POR:Marcilio

FONTE:Ovicio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...