domingo, 9 de novembro de 2025

Roger Rabbit | Criador recupera direitos

 






Uma reviravolta digna de Toontown: Gary K. Wolf, o autor e criador de Roger Rabbit, recuperou oficialmente os direitos autorais de todos os seus personagens, abrindo um leque de possibilidades para o futuro da franquia. A informação foi revelada em uma entrevista exclusiva ao ImNotBad.com e ao Jessica Rabbit World.


"Agora recuperei os direitos de todos os meus personagens, de todos os meus livros", declarou Wolf na entrevista. "Basicamente, posso fazer meus próprios projetos do Roger Rabbit."


Essa manobra foi possível graças à Cláusula de Reversão de Direitos Autorais de 35 Anos, uma lei dos Estados Unidos que permite aos criadores originais (autores e compositores) peticionar para reaver suas obras após 35 anos da venda original.


Wolf revelou que a descoberta dessa cláusula foi quase acidental, surgindo durante pesquisas para uma série de TV de mistério de 12 episódios, Hairy Wolf. "[Um advogado] me disse: 'Você poderia recuperar seus direitos da Disney.' Eu disse: 'Não há a menor chance disso acontecer'", admitiu o autor sobre sua surpresa.


Apesar da complexidade de reaver uma propriedade tão icônica da Disney, Wolf afirmou que o processo, que foi concluído discretamente há cerca de um ano, foi surpreendentemente amigável.


"Eu esperava que fosse um processo contencioso. Quem sabe o que ia acontecer? Mas não foi", explicou Wolf. "Foi muito civilizado, muito cortês, muito direto. (...) A Disney sempre foi de primeira linha para mim. Eles me trataram muito bem."



Agora com o controle criativo, Wolf e sua equipe estão trabalhando ativamente para desenvolver novos projetos, mas com um padrão de qualidade elevado.


"Qualquer sequência que fizermos precisa, no mínimo, igualar a qualidade do filme original [de 1988]", prometeu Wolf. "Tem que ser tão bom quanto, ou melhor do que, o que fizemos antes. É isso que os fãs querem, e eu prometi a eles que é isso que vou dar."


Entre as ideias sendo consideradas, está uma adaptação mais fiel ao seu romance original, "Quem Censurou Roger Rabbit?", que difere bastante do filme de 1988. No entanto, o projeto que parece estar mais adiantado é um focado na personagem mais icônica da franquia: Jessica Rabbit.


"O projeto mais proeminente… é um filme live-action da Jessica Rabbit baseado no livro Jessica Rabbit: XERIOUS Business", confirmou Wolf. "Esse foi o primeiro projeto que analisamos e o primeiro que começamos a desenvolver. Provavelmente é o que está mais avançado no momento."


Essa notícia contraria diretamente os comentários pessimistas feitos pelo diretor Robert Zemeckis em 2024. Na época, Zemeckis afirmou ao podcast Happy Sad Confused que a Disney moderna jamais faria um filme com Jessica: "A Disney atual jamais faria Roger Rabbit hoje em dia. Eles não conseguem fazer um filme com a Jessica. (...) Veja o que fizeram com a Jessica no parque temático. Amarraram-na num sobretudo."


Gary K. Wolf, no entanto, discorda dessa percepção: "Eu realmente não sei onde essa história começou. Bob Z [Zemeckis] estava falando sobre isso. (...) Nunca ouvi ninguém na Disney dizer: 'É, ela é muito bonita para nós'. Steven [Spielberg] queria fazer um filme centrado na Jessica Rabbit."


Wolf concluiu dizendo que seu objetivo é honrar o legado e que adoraria trabalhar com a Disney novamente em parceria, assim como com a equipe criativa original, incluindo Steven Spielberg, Robert Zemeckis, Frank Marshall, Kathleen Kennedy e o dublador de Roger, Charles Fleischer.


POR:Marcilio

FONTE:Ovicio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...