Co-criador da franquia Call of Duty, Vince Zampella morreu na tarde do último domingo (21) em um acidente na Angeles Crest Highway, no sul da Califórnia, de acordo com a NBC. O executivo tinha 55 anos.
O acidente envolvendo um único veículo foi registrado por volta das 12h45 (horário local) em uma estrada ao norte de Los Angeles, nas Montanhas de San Gabriel. O carro, que seguia no sentido sul, saiu da pista, atingiu uma barreira de concreto e um passageiro foi arremessado para fora do veículo, de acordo com a Patrulha Rodoviária da Califórnia (CHP). O motorista ficou preso no incêndio que se seguiu ao acidente, com o condutor morrendo no local, e o passageiro falecendo em um hospital.
Nascido em 1970, Zampella se tornou uma figura consagrada da indústria de jogos eletrônicos. Tendo iniciado a carreira como um "faz-tudo", seu primeiro momento de destaque aconteceu quando trabalhava na 2015 Inc. de 1999 a 2002, período este em que foi creditado como o designer principal do aclamado Medal of Honor: Allied Assault (2002). Ainda em 2002, juntamente com Grant Collier & Jason West, fundaria então a Infinity Ward, que geraria no ano seguinte o primeiro Call of Duty - bem como o início de uma das maiores franquias de games de todos os tempos.
Na ocasião, toda a equipe que trabalhou em Allied Assault com Zampella foi realocada para a Infinity Ward, com a Activision ajudando a fundar a empresa inicialmente ao adquirir 30% do estúdio antes de, eventualmente, adquirir completamente o mesmo. A idéia da empresa, na verdade, era bem clara: apoiar justamente a equipe por trás de Medal of Honor, para criar um "Matador de Medal of Honor" - e de fato esse objetivo foi alcançado com bastante êxito. Após isso, Zampella ainda comandaria o desenvolvimento de Call of Duty 2 (2005), Call of Duty 4: Modern Warfare (2007) e Call of Duty: Modern Warfare 2 (2009) antes de eventualmente se desligar da Activision graças a questões como disputas de bônus salariais e royalties, onde o desenvolvedor chegou a processar o estúdio junto de outros funcionários.
Após sair da Infinity Ward, Jason West e Zampella então fundariam a Respawn Entertainment em 2010, além de assinar um acordo com a Electronic Arts, que eventualmente compraria o estúdio em 2017. A nova parceria geraria assim Titanfall (2014) & Titanfall 2 (2016), seu bem sucedido derivado Apex Legends (2019) bem como a franquia Star Wars Jedi com Fallen Order (2019) e Star Wars Jedi: Survivor (2023).
Por fim, em 2020, Zampella foi escolhido para comandar a divisão de Los Angeles da DICE, eventualmente renomeada para Ripple Effect, se tornando assim responsável por comandar o estúdio que eventualmente lançou sobre seu comando o bem sucedido Battlefield 6 - que se tornou não apenas o jogo mais vendido de 2025 (foram mais de sete milhões de cópias vendidas em apenas três dias) como o mais vendido da franquia, superando Battlefield 1. Estima-se que apenas no lançamento, a arrecadação já tenha sido de US$ 350 milhões.
Zampella deixa 3 filhos.
Por: Riptor
Fonte: O Vício; Omelete

Nenhum comentário:
Postar um comentário