Uma figura central na popularização dos arcades e para a própria história da SEGA, David Rosen faleceu ainda em 25 de dezembro, cercado por seus familiares. A informação foi confirmada por um porta-voz da família.
Nascido no Brooklyn em 1930, Rosen iniciou sua carreira no Japão na década de 1950, após ter servido como aviador da Força Aérea Americana, fundando assim a Rosen Enterprises Ltd em 1954. Inicialmente focada em arte e fotografia para documentos, a empresa acabaria mudando de rumo quando Rosen percebeu o aumento do poder de compra no Japão pós-guerra, onde decidiu importar máquinas de diversão operadas por moedas (coin-op) dos Estados Unidos, uma iniciativa que exigiu licenças especiais do governo japonês, mas que provou ser um sucesso estrondoso. Isso levaria diretamente a um momento importante na história dos videogames.
O sucesso da Rosen Enterprises no início dos anos 60 chamou a atenção da concorrência, e levou a negociações com a Nihon Goraku Bussan. Fundada no Havaí por Martin Bromley & Richard Stewart em 1960, se tratava de uma empresa maior conhecida por suas operações de jukebox e proprietária da marca "Sega", que já havia adquirido os ativos de sua antecessora, a Service Games of Japan. Em 1965, a Nihon Goraku Bussan e a Rosen Enterprises acabariam se fundindo, e criando assim a Sega Enterprises, Ltd., a precursora da SEGA atual.
O próprio nome da empresa, "SEGA", se trata de um derivado de Service Games, relembrando as suas próprias origens. "Havíamos decidido nos fundir e, ao tentar estabelecer o nome da empresa, decidimos que Sega era o nome mais conhecido, e pegamos o 'Enterprises' da Rosen Enterprises. Assim, nossa nova empresa ficou conhecida como Sega Enterprises Ltd, e eu me tornei CEO e Presidente após a fusão", explicou Rosen em uma entrevista sobre a origem do nome icônico. Sob sua liderança, a empresa lançou seu primeiro jogo original de fliperama em 1966 (Periscope) um marco que definiu a identidade da SEGA como uma criadora prolífica de jogos.
Rosen permaneceu na direção da SEGA por décadas, mesmo diante da venda da empresa para o hoje extinto conglomerado Gulf+Western em 1969, e liderando um grupo de compra (buyout) em 1984 para recuperar os ativos japoneses da marca, ao lado de Hayao Nakayama. Ele foi fundamental na expansão global da marca, supervisionando o lançamento de todos os grandes consoles da empresa até a era do Sega Saturn, e concordando em formar a Sega of America em Los Angeles, onde atuou como copresidente até julho de 1996, antes de se aposentar. Hoje, a SEGA Corporation faz parte do grupo Sega Sammy Holdings, resultado de uma fusão que ocorreu com a Sammy Corporation em 2004.
Pode ser curioso pensar que um americano teria um papel tão importante na história de uma empresa japonesa tão clássica, mas a visão de Rosen sem dúvida ajudou a transformar a SEGA de uma importadora de arcades em uma potência global que rivalizou com a Nintendo, moldou a infância de milhões de jogadores, e que se tornou a casa de franquias icônicas.
Por: Riptor
Fonte: O Vício; Gamevício

Nenhum comentário:
Postar um comentário