domingo, 11 de janeiro de 2026

Nova greve de atores pode acontecer

 






A indústria do entretenimento mal teve tempo de esquecer a paralisação histórica de 2023 e o fantasma de uma nova greve já volta a assombrar os estúdios. Em entrevista ao Puck (via World of Reel), Duncan Crabtree-Ireland, o negociador-chefe do SAG-AFTRA (Sindicato dos Atores), foi direto ao abordar as próximas rodadas de negociação contratual: "Certamente não descartarei uma greve".


O sindicato informou seus membros que a equipe de negociação se reunirá com a Aliança de Produtores de Cinema e Televisão (AMPTP) a partir de 9 de fevereiro, com discussões programadas para seguir até 6 de março. Crabtree-Ireland tentou manter o otimismo, afirmando que, com "semanas e semanas de tempo para negociar, não há razão para não conseguirmos chegar a um acordo". Os tópicos centrais da disputa devem ser, novamente, o uso de inteligência artificial (IA), reajustes de custo de vida e planos de saúde.


O calendário dos próximos meses será crítico para Hollywood. O Sindicato dos Roteiristas (WGA) deve iniciar suas negociações em 16 de março, visando o vencimento do contrato em 1º de maio. Já o Sindicato dos Diretores (DGA) deve começar as conversas em 11 de maio. Vale lembrar que os contratos atuais do DGA e do SAG-AFTRA expiram simultaneamente em 30 de junho.


O temor generalizado é que se repita o cenário de 2023, quando a indústria parou por meses logo após uma pandemia devastadora. Naquela ocasião, a greve impactou severamente o calendário de lançamentos e acelerou a migração do público mais velho dos cinemas para o streaming, um dano do qual as bilheterias ainda tentam se recuperar plenamente.


POR:Marcilio

FONTE:Ovicio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...