segunda-feira, 19 de janeiro de 2026

Peter Jackson revela Motivo de seu Afastamento como Diretor de Cinema

 



Após mais de uma década longe dos filmes de ficção, Peter Jackson voltou a falar publicamente sobre seu futuro no cinema, além do motivo profundamente pessoal que causou esse hiato.



O cineasta trabalhou no ramo como diretor pela última vez em O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos, de 2014, e desde então, preferiu se manter focado em documentários. Agora, em uma rara declaração exibida no relançamento de O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei, Jackson explicou que a morte do diretor de fotografia Andrew Lesnie teve um impacto direto em seu caminho criativo: 



“Foi um golpe terrível para mim perder o Andrew. Não foi uma decisão consciente, porque depois disso fiz um documentário usando imagens antigas, depois fiz um documentário sobre os Beatles, usando imagens que eles mesmos haviam filmado. Olhando para trás, percebo que evitei fazer filmes de drama porque teria que trabalhar com outra pessoa que não fosse o Andrew, e acho que a morte dele mudou o meu caminho criativo. O resultado é que, por onze ou doze anos, não fiz um filme de ficção, porque isso exigiria de mim construir uma relação com outro diretor de fotografia"



Lesnie começou a trabalhar com Jackson em A Sociedade do Anel (2001) e a parceria se consolidou rapidamente em seus filmes seguintes, se transformando em uma relação criativa extremamente próxima. O diretor de fotografia australiano, aos 59 anos, sofreu um ataque cardíaco em 2015. “Quando Andrew veio para filmar A Sociedade do Anel, eu não o conhecia antes. Ele ficou, e aquilo virou uma parceria. A relação entre um diretor e seu diretor de fotografia é bastante intensa. A gente discutia, brigava por causa de coisas. Eu sou filho único, então o Andrew era como se fosse um irmão que eu não tive. E então ele simplesmente teve um ataque cardíaco e morreu".



Apesar disso, Jackson acredita que seu retorno à ficção é inevitável, ainda que tenha levado muito mais tempo do que ele imaginava. “Mas eu vou voltar, sim, e o dia em que vou fazer isso está chegando. Tenho certeza que ele gostaria que eu fizesse isso. Mas certamente levou muito mais tempo do que eu imaginava para eu conseguir chegar até aqui".



Por: Riptor

Fonte: O Vício

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...