Swen Vincke confirmou que a Larian Studios decidiu recuar completamente no uso de ferramentas de inteligência artificial generativa no desenvolvimento do novo jogo de Divinity, após a forte reação negativa de parte da comunidade.
O fundador do estúdio foi questionado sobre a situação em um Reddit AMA (Ask me Anything) e declarou: “Antes de mais nada, não haverá nenhuma arte feita com GenAI em Divinity. Sabemos que houve muita discussão sobre ferramentas de inteligência artificial como parte da exploração de arte conceitual. Já havíamos dito que isso não significava que a arte conceitual final fosse gerada por IA, mas entendemos que isso gerou confusão.”
As ferramentas não aparecerão nem mesmo na fase exploratória do conceito artístico.
“Para garantir que não haja espaço para questionamentos, decidimos nos abster do uso de GenAI durante o desenvolvimento da arte conceitual. Assim, não haverá discussão sobre a origem da arte”, acrescentou.
Apesar da decisão, Vincke reforçou que a companhia continuará buscando maneiras de acelerar seus processos internos e aumentar o número de iterações durante o desenvolvimento.
“Queremos melhorar continuamente a velocidade com que conseguimos testar ideias. Quanto mais iterações fazemos, melhor tende a ser a jogabilidade”, disse.
O estúdio ainda vê potencial no uso de inteligência artificial em outras áreas do desenvolvimento.
“Acreditamos que a GenAI pode ajudar nisso e, por isso, estamos testando coisas entre diferentes departamentos. Nossa esperança é que nos ajude a refinar ideias mais rapidamente, levando a um ciclo de desenvolvimento mais focado, menos desperdício e, no fim, um jogo de maior qualidade.”
De qualquer forma, a IA não será utilizada para criar conteúdos criativos finais sem garantias absolutas sobre a origem dos dados.
“O ponto mais importante é que não vamos gerar ‘ativos criativos’ que entrem em um jogo sem termos 100% de certeza sobre a origem dos dados de treinamento e o consentimento de quem os criou. Se usarmos um modelo de GenAI para criar ativos dentro do jogo, será treinado apenas com dados que pertencem a nós,” completou.
POR:Marcilio
FONTE:Ovicio

Nenhum comentário:
Postar um comentário